Mudanças entre as edições de "Cadastrar Proposta de Curso Lato Sensu pelo Docente ou Gestor Lato Sensu"

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=== Cadastrar Proposta de Curso ===
=== Cadastrar Proposta de Curso ===


I- O  Docente deverá realizar o cadastro da proposta de curso e submeter para aprovação. Em caso de impossibilidade, esta ação poderá ser realizada pelo Gestor Lato Sensu.
I- O  Docente deverá realizar o cadastro da proposta de curso e submeter para aprovação. Em caso de impossibilidade, esta ação poderá ser realizada pelo Gestor Lato Sensu.


O Docente ou Gestor Lato Sensu deverá acessar o endereço [https://www.sigaa.ufpe.br/sigaa SIGAA] com seu usuário e senha:
O Docente ou Gestor Lato Sensu deverá acessar o endereço [https://www.sigaa.ufpe.br/sigaa SIGAA] com seu usuário e senha:
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II- Após acessar o sistema, será exibida a página abaixo, e no canto superior direito da tela, deve-se selecionar a opção “Módulos”:
II- Após acessar o sistema, será exibida a página abaixo, e no canto superior direito da tela, deve-se selecionar a opção “Módulos”:


[[Arquivo:Sigaa2.png]]
[[Arquivo:Sigaa2.png]]


III- Na página seguinte O Docente deverá acessar o Portal do Docente, conforme mostra imagem abaixo:
III- Na página seguinte O Docente deverá acessar o Portal do Docente, conforme mostra imagem abaixo:


[[Arquivo:Sigaa3.png]]
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IV- O sistema irá direcionar para a página abaixo, onde deveremos acessar o menu Ensino> Projetos>Proposta de Curso Lato Sensu>Submeter Nova Proposta:
IV- O sistema irá direcionar para a página abaixo, onde deveremos acessar o menu Ensino> Projetos>Proposta de Curso Lato Sensu>Submeter Nova Proposta:


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V- No caso do Gestor Lato, este deverá submeter a Proposta de Curso acessando o Módulo “Lato Sensu”, conforme mostra a imagem abaixo:
V- No caso do Gestor Lato, este deverá submeter a Proposta de Curso acessando o Módulo “Lato Sensu”, conforme mostra a imagem abaixo:


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Após a seleção do módulo “Lato Sensu”, a tela abaixo será exibida:
Após a seleção do módulo “Lato Sensu”, a tela abaixo será exibida:


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O Gestor deverá acessar a aba “Cursos” e logo abaixo no menu “Curso” deverá clicar em “Proposta de Curso Lato Sensu” e seguir todos os passos descritos neste manual.
O Gestor deverá acessar a aba “Cursos” e logo abaixo no menu “Curso” deverá clicar em “Proposta de Curso Lato Sensu” e seguir todos os passos descritos neste manual.
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1. DADOS GERAIS
1. DADOS GERAIS
2. COORDENAÇÃO CURSO
2. COORDENAÇÃO CURSO
3. OBJETIVO E IMPORT NCIA
 
3. OBJETIVO E IMPORTÂNCIA
 
4. PROCESSO SELETIVO
4. PROCESSO SELETIVO
5. CORPO DOCENTE
5. CORPO DOCENTE
6. COMPONENTES
6. COMPONENTES
7. RESUMO DA PROPOSTA DO CURSO LATO
7. RESUMO DA PROPOSTA DO CURSO LATO


VII- Primeira Etapa: Dados Gerais
VII- Primeira Etapa: Dados Gerais


[[Arquivo:Sigaa5.1.png]]
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Tipo de Curso: Selecionar se  Especialização, Aperfeiçoamento, Residência;
Tipo de Curso: Selecionar se  Especialização, Aperfeiçoamento, Residência;
Nome do Curso:  Inserir o Nome do Curso;
Nome do Curso:  Inserir o Nome do Curso;
Unidade Responsável: Deve-se selecionar a Unidade Responsável pelo Curso;
Unidade Responsável: Deve-se selecionar a Unidade Responsável pelo Curso;
Modalidade de Educação: Selecionar entre as opções À Distância, Presencial,  Remoto, Semi Presencial;
Modalidade de Educação: Selecionar entre as opções À Distância, Presencial,  Remoto, Semi Presencial;
Carga Horária: Deve ser inserida a carga horária do Curso;
Carga Horária: Deve ser inserida a carga horária do Curso;
Número de Vagas: Inserir o número de vagas ofertadas para o Curso;
Número de Vagas: Inserir o número de vagas ofertadas para o Curso;
Grande Área: Inserir a grande área de Pesquisa;
Grande Área: Inserir a grande área de Pesquisa;
Área: Inserir a àrea de Pesquisa;
Área: Inserir a àrea de Pesquisa;
Tipo de Trabalho de Conclusão: Selecionar o tipo de Trabalho de Conclusão;
Tipo de Trabalho de Conclusão: Selecionar o tipo de Trabalho de Conclusão;
Habilitação Específica: Título que será dado ao Discente Concluído;
Habilitação Específica: Título que será dado ao Discente Concluído;
Data de Início do Curso: Definir a data em que será iniciado o curso;
Data de Início do Curso: Definir a data em que será iniciado o curso;
Data de Fim do Curso: Definir a data em que será encerrado o curso.
Data de Fim do Curso: Definir a data em que será encerrado o curso.


Dados referentes à gestão de  financiamento não são de responsabilidade da PROPG, portanto, podem ser deixados em branco e a quantidade de mensalidades podem ter atribuída o valor 0 (Zero).
 
Dados referentes à gestão de  financiamento não são de responsabilidade da PROPG, portanto, podem ser deixados em branco e a quantidade de mensalidades podem ter atribuídas o valor 0 (Zero).


Após o preenchimento deste formulário, ao final da página clicaremos no botão “Avançar” para darmos início ao preenchimento da segunda etapa referente a coordenação do curso.
Após o preenchimento deste formulário, ao final da página clicaremos no botão “Avançar” para darmos início ao preenchimento da segunda etapa referente a coordenação do curso.
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VIII- Segunda Etapa: Coordenação Curso
VIII- Segunda Etapa: Coordenação Curso


A tela seguinte exibirá o seguinte formulário:
A tela exibirá o seguinte formulário:


[[Arquivo:Sigaa6.png]]
[[Arquivo:Sigaa6.1.png]]




Linha 113: Linha 158:


Coordenador: Inserir o nome do Coordenador do Curso;
Coordenador: Inserir o nome do Coordenador do Curso;
E mail de Contato: Inserir um email para contato com o Coordenador do Curso;
E mail de Contato: Inserir um email para contato com o Coordenador do Curso;
Telefone de Contato: Inserir um número de telefone para contato com o Coordenador do Curso;
Telefone de Contato: Inserir um número de telefone para contato com o Coordenador do Curso;
Data de Início do Mandato: Inserir a data de início da Coordenação;
Data de Início do Mandato: Inserir a data de início da Coordenação;
Data de Fim do Mandato: Inserir a data de fim da Coordenação;
Data de Fim do Mandato: Inserir a data de fim da Coordenação;
Vice Coordenador: Inserir o nome do Vice Coordenador do Curso;
Vice Coordenador: Inserir o nome do Vice Coordenador do Curso;
E mail de Contato: Inserir um email para contato com o Vice Coordenador do Curso;
E mail de Contato: Inserir um email para contato com o Vice Coordenador do Curso;
Telefone de Contato: Inserir um número de telefone para contato com o Vice Coordenador do Curso;
Telefone de Contato: Inserir um número de telefone para contato com o Vice Coordenador do Curso;
Data de Início do Mandato: Inserir a data de início da Vice Coordenação;
Data de Início do Mandato: Inserir a data de início da Vice Coordenação;
Data de Fim do Mandato: Inserir a data de fim da  Vice Coordenação;
Data de Fim do Mandato: Inserir a data de fim da  Vice Coordenação;
Secretário: Adicionar um ou mais secretários do curso.
Secretário: Adicionar um ou mais secretários do curso.


Após o preenchimento deste formulário, ao final da página clicaremos no botão “Voltar” para retornar à etapa anterior ou em “Avançar” para darmos início ao preenchimento da terceira etapa referentes aos Objetivos e importância.
Após o preenchimento deste formulário, ao final da página clicaremos no botão “Voltar” para retornar à etapa anterior ou em “Avançar” para darmos início ao preenchimento da terceira etapa referentes aos Objetivos e importância.


IX- Terceira Etapa: Objetivo e Importância
IX- Terceira Etapa: Objetivo e Importância


A tela seguinte exibirá o seguinte formulário:
A tela exibirá o seguinte formulário:
 
 
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X- Quarta Etapa: Processo Seletivo
X- Quarta Etapa: Processo Seletivo


A tela seguinte exibirá o seguinte formulário onde deverão ser inseridos os “Dados do Processo Seletivo”:
A tela exibirá o seguinte formulário onde deverão ser inseridos os “Dados do Processo Seletivo”:


[[Arquivo:Sigaa8.png]]




Linha 143: Linha 205:


Forma de Seleção: Neste campo devem ser escolhidas as formas de seleção, como Curriculum Vitae, Entrevista, Indicação do Empregador, Provas ou Outras.
Forma de Seleção: Neste campo devem ser escolhidas as formas de seleção, como Curriculum Vitae, Entrevista, Indicação do Empregador, Provas ou Outras.
Forma de Avaliação: Neste campo devem ser escolhidos os processos de avaliação do desempenho do aluno no curso, quais sejam, Monografia, Provas, Seminários, Trabalhos finais de Disciplina.
Forma de Avaliação: Neste campo devem ser escolhidos os processos de avaliação do desempenho do aluno no curso, quais sejam, Monografia, Provas, Seminários, Trabalhos finais de Disciplina.
*Média Aprovação: Neste campo, de preenchimento obrigatório, deve ser inserida a nota mínima para aprovação.
*Média Aprovação: Neste campo, de preenchimento obrigatório, deve ser inserida a nota mínima para aprovação.
*Frequência:  Neste campo, de preenchimento obrigatório, deve ser inserida a frequência mínima para aprovação.
*Frequência:  Neste campo, de preenchimento obrigatório, deve ser inserida a frequência mínima para aprovação.


Utilize o botão “Voltar” para retornar à tela anterior, e “Avançar” para ser direcionado a página seguinte, onde preencheremos o formulário do Corpo Docente.
Utilize o botão “Voltar” para retornar à tela anterior, e “Avançar” para ser direcionado a página seguinte, onde preencheremos o formulário do Corpo Docente.


XI- Quinta Etapa: Corpo Docente
XI- Quinta Etapa: Corpo Docente


A tela seguinte exibirá o seguinte formulário onde deverão ser inseridos os “Dados do Corpo Docente:
A tela exibirá o seguinte formulário onde deverão ser inseridos os “Dados do Corpo Docente:
 
[[Arquivo:Sigaa9.png]]




Linha 158: Linha 228:
Caso o Docente seja externo à UFPE, deveremos acessar a aba seguinte “Cadastrar Novo Docente Externo”, conforme mostra a tela a seguir:
Caso o Docente seja externo à UFPE, deveremos acessar a aba seguinte “Cadastrar Novo Docente Externo”, conforme mostra a tela a seguir:


[[Arquivo:Sigaa9.1.png]]




Linha 163: Linha 235:
Devem ser preenchidos os seguintes Campos:
Devem ser preenchidos os seguintes Campos:


Estrangeiro: Neste campo deve-se marcar a opção “Sim” ou “Não”
Estrangeiro: Neste campo deve-se marcar a opção “Sim” ou “Não”.
 
CPF ou Número do Passaporte, se estrangeiro: Preencher com o Número do CPF ou Passaporte.
CPF ou Número do Passaporte, se estrangeiro: Preencher com o Número do CPF ou Passaporte.
Nome: Deverá ser preenchido o nome completo do Docente.
Nome: Deverá ser preenchido o nome completo do Docente.
Nome da Mãe: Deverá ser preenchido o nome da Mãe.
Nome da Mãe: Deverá ser preenchido o nome da Mãe.
Email: Deverá ser inserido um email para contato.
Email: Deverá ser inserido um email para contato.
Sexo: Selecionar a opção “Feminino” ou “Masculino”.
Sexo: Selecionar a opção “Feminino” ou “Masculino”.
Formação: Selecionar a Formação Acadêmica
 
Formação: Selecionar a Formação Acadêmica.
 
Instituição em que Trabalha: Selecionar a Instituição em que trabalha.
Instituição em que Trabalha: Selecionar a Instituição em que trabalha.


Em seguida deve-se clicar no botão “Adicionar” e logo abaixo em “Corpo Docente do Curso” serão listados todos os Docentes adicionados.
Em seguida deve-se clicar no botão “Adicionar” e logo abaixo em “Corpo Docente do Curso” serão listados todos os Docentes adicionados.


Utilize o botão “Voltar” para retornar à tela anterior, e “Avançar” para ser direcionado a página seguinte, onde preencheremos o formulário dos Componentes.
Utilize o botão “Voltar” para retornar à tela anterior, e “Avançar” para ser direcionado a página seguinte, onde preencheremos o formulário dos Componentes.




XII- Sexta Etapa: Componentes
XII- Sexta Etapa: Componentes


A tela seguinte exibirá o seguinte formulário onde deverão ser inseridos os “Componentes do Curso”:
A tela exibirá o seguinte formulário, onde deverão ser inseridos os “Componentes do Curso”:


[[Arquivo:Sigaa10.png]]
[[Arquivo:Sigaa10.1.png]]




Linha 189: Linha 273:


Nome: Neste campo deve ser inserido o nome do Componente.
Nome: Neste campo deve ser inserido o nome do Componente.
Carga Horária: Neste campo deverá ser inserida a carga horária total do Componente.
Carga Horária: Neste campo deverá ser inserida a carga horária total do Componente.
Ementa: Neste campo deverá ser adicionada a ementa.
Ementa: Neste campo deverá ser adicionada a ementa.
Bibliografia: Neste campo deverá ser adicionada a Bibliografia utilizada.
Bibliografia: Neste campo deverá ser adicionada a Bibliografia utilizada.
Corpo Docente: Deverão ser selecionados um ou mais Docentes que ministrarão a disciplina.
Corpo Docente: Deverão ser selecionados um ou mais Docentes que ministrarão a disciplina.
Carga horária dedicada: Neste campo deverá ser inserida a carga horária dedicada para cada Docente na disciplina, cuja soma não poderá ultrapassar a carga horária total.  
Carga horária dedicada: Neste campo deverá ser inserida a carga horária dedicada para cada Docente na disciplina, cuja soma não poderá ultrapassar a carga horária total.  
Após a inserção deste dado clicar no ícone para adicionar a carga horária dedicada. Em Seguida deve-se clicar no botão “Adicionar Componente”, para que o componente seja listado abaixo em “Componentes do curso”.
 
Após a inserção deste dado clicar no ícone [[Arquivo:Sigaaicone+.png]] para adicionar a carga horária dedicada. Em Seguida deve-se clicar no botão “Adicionar Componente”, para que o componente seja listado abaixo em “Componentes do curso”.
 


Utilize o botão “Voltar” para retornar à tela anterior, e “Avançar” para ser direcionado a página seguinte, onde será exibido o resumo da Proposta do Curso Lato.
Utilize o botão “Voltar” para retornar à tela anterior, e “Avançar” para ser direcionado a página seguinte, onde será exibido o resumo da Proposta do Curso Lato.
Linha 201: Linha 292:


XIII- Sétima Etapa: Resumo da Proposta do Curso Lato
XIII- Sétima Etapa: Resumo da Proposta do Curso Lato
Nesta etapa será exibida a tela com o Resumo da Proposta do Curso Lato para submissão à PROPG ou devidas correções:
Nesta etapa será exibida a tela com o Resumo da Proposta do Curso Lato para submissão à PROPG ou devidas correções:




[[Arquivo:Sigaa11.png]]
[[Arquivo:Sigaa11.1.png]]
[[Arquivo:Sigaa11.2.png]]




Caso deseje retornar ao Passo 1, utilize o botão “Alterar dados Gerais”
Caso deseje retornar ao Passo 1, utilize o botão “Alterar dados Gerais”
Se desejar voltar ao passo anterior, utilize o botão “Alterar Disciplina”.
Se desejar voltar ao passo anterior, utilize o botão “Alterar Disciplina”.


Após a conferência dos dados utilize o botão “Submeter Proposta” para avaliação pela PROPG. A seguinte tela de sucesso será exibida:
Após a conferência dos dados utilize o botão “Submeter Proposta” para avaliação pela PROPG. A seguinte tela de sucesso será exibida:




[[Arquivo:Sigaa_msg_sucesso.png]]






O próximo passo será a aprovação da Proposta de Curso pelo Gestor PROPG, cujo manual encontra-se no link: Manual Aprovar Proposta de Curso Lato (Gestor).docx
O próximo passo será a aprovação da Proposta de Curso pelo Gestor PROPG, cujo manual encontra-se no link: [https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Aprovar_Proposta_de_Curso_Lato_(Gestor_Lato)#Passo_a_Passo Manual Aprovar Proposta de Curso Lato]

Edição atual tal como às 18h33min de 5 de outubro de 2021


Objetivo

O Módulo Lato Sensu possibilita controlar e gerenciar os cursos Lato Sensu existentes na Instituição.

O gestor Lato pode realizar diversas operações administrativas enquanto que o coordenador de curso gerencia o andamento de seu curso.

A Pró-Reitoria de Pós Graduação - PROPG, é responsável pelo gerenciamento e ações aplicadas aos cursos Lato Sensu.

Perfis de Acesso

Gestor de Lato: Permite gerenciar e administrar todo o Módulo Lato Sensu.

Relacionamento com outros módulos

Portal do Docente: Através do Portal do Docente é possível realizar a submissão de propostas de curso Lato para aprovação da PPG e os visualizar as turmas em que o docente está vinculado.

Portal do Discente: Permite ao discente acessar o portal e acompanhar notas, realizar matrículas, emitir certificados e realizar diversas operações.


Portal Coordenador Lato Sensu: É possível ao coordenador do curso gerenciar o curso Lato, bem como gerenciar o processo seletivo aberto no Portal Público.


Portal Público: Através do Portal Público, é possível consultar os cursos Lato Sensu e efetuar inscrições em processos seletivos.

Caminho

Lato sensu.png

Passo a Passo

Cadastrar Proposta de Curso

I- O Docente deverá realizar o cadastro da proposta de curso e submeter para aprovação. Em caso de impossibilidade, esta ação poderá ser realizada pelo Gestor Lato Sensu.


O Docente ou Gestor Lato Sensu deverá acessar o endereço SIGAA com seu usuário e senha:

Sigaa1.png


II- Após acessar o sistema, será exibida a página abaixo, e no canto superior direito da tela, deve-se selecionar a opção “Módulos”:


Sigaa2.png


III- Na página seguinte O Docente deverá acessar o Portal do Docente, conforme mostra imagem abaixo:


Sigaa3.png


IV- O sistema irá direcionar para a página abaixo, onde deveremos acessar o menu Ensino> Projetos>Proposta de Curso Lato Sensu>Submeter Nova Proposta:


Sigaa4.png


V- No caso do Gestor Lato, este deverá submeter a Proposta de Curso acessando o Módulo “Lato Sensu”, conforme mostra a imagem abaixo:


Sigaa12.png


Após a seleção do módulo “Lato Sensu”, a tela abaixo será exibida:


Sigaa12.1.png


O Gestor deverá acessar a aba “Cursos” e logo abaixo no menu “Curso” deverá clicar em “Proposta de Curso Lato Sensu” e seguir todos os passos descritos neste manual.


VI- Será exibido o formulário abaixo composto de 7 etapas que deverão ser preenchidas em sequência:

1. DADOS GERAIS

2. COORDENAÇÃO CURSO

3. OBJETIVO E IMPORTÂNCIA

4. PROCESSO SELETIVO

5. CORPO DOCENTE

6. COMPONENTES

7. RESUMO DA PROPOSTA DO CURSO LATO



VII- Primeira Etapa: Dados Gerais


Sigaa5.1.png Sigaa5.2.png


No formulário acima devem ser preenchidos os seguintes dados obrigatórios:

Tipo de Curso: Selecionar se Especialização, Aperfeiçoamento, Residência;

Nome do Curso: Inserir o Nome do Curso;

Unidade Responsável: Deve-se selecionar a Unidade Responsável pelo Curso;

Modalidade de Educação: Selecionar entre as opções À Distância, Presencial, Remoto, Semi Presencial;

Carga Horária: Deve ser inserida a carga horária do Curso;

Número de Vagas: Inserir o número de vagas ofertadas para o Curso;

Grande Área: Inserir a grande área de Pesquisa;

Área: Inserir a àrea de Pesquisa;

Tipo de Trabalho de Conclusão: Selecionar o tipo de Trabalho de Conclusão;

Habilitação Específica: Título que será dado ao Discente Concluído;

Data de Início do Curso: Definir a data em que será iniciado o curso;

Data de Fim do Curso: Definir a data em que será encerrado o curso.


Dados referentes à gestão de financiamento não são de responsabilidade da PROPG, portanto, podem ser deixados em branco e a quantidade de mensalidades podem ter atribuídas o valor 0 (Zero).

Após o preenchimento deste formulário, ao final da página clicaremos no botão “Avançar” para darmos início ao preenchimento da segunda etapa referente a coordenação do curso.


VIII- Segunda Etapa: Coordenação Curso

A tela exibirá o seguinte formulário:

Sigaa6.png Sigaa6.1.png


No formulário acima devem ser preenchidos os seguintes dados obrigatórios:

Coordenador: Inserir o nome do Coordenador do Curso;

E mail de Contato: Inserir um email para contato com o Coordenador do Curso;

Telefone de Contato: Inserir um número de telefone para contato com o Coordenador do Curso;

Data de Início do Mandato: Inserir a data de início da Coordenação;

Data de Fim do Mandato: Inserir a data de fim da Coordenação;

Vice Coordenador: Inserir o nome do Vice Coordenador do Curso;

E mail de Contato: Inserir um email para contato com o Vice Coordenador do Curso;

Telefone de Contato: Inserir um número de telefone para contato com o Vice Coordenador do Curso;

Data de Início do Mandato: Inserir a data de início da Vice Coordenação;

Data de Fim do Mandato: Inserir a data de fim da Vice Coordenação;

Secretário: Adicionar um ou mais secretários do curso.

Após o preenchimento deste formulário, ao final da página clicaremos no botão “Voltar” para retornar à etapa anterior ou em “Avançar” para darmos início ao preenchimento da terceira etapa referentes aos Objetivos e importância.


IX- Terceira Etapa: Objetivo e Importância

A tela exibirá o seguinte formulário:


Sigaa7.png


Na tela apresentada acima deverão ser obrigatoriamente inseridos a Justificativa e Objetivo do Curso. Utilize o botão “Voltar” para retornar à tela anterior, e “Avançar” para ser direcionado a página seguinte, onde preencheremos o formulário do processo seletivo.


X- Quarta Etapa: Processo Seletivo

A tela exibirá o seguinte formulário onde deverão ser inseridos os “Dados do Processo Seletivo”:


Sigaa8.png


Devem ser preenchidos os seguintes Campos:

Forma de Seleção: Neste campo devem ser escolhidas as formas de seleção, como Curriculum Vitae, Entrevista, Indicação do Empregador, Provas ou Outras.

Forma de Avaliação: Neste campo devem ser escolhidos os processos de avaliação do desempenho do aluno no curso, quais sejam, Monografia, Provas, Seminários, Trabalhos finais de Disciplina.

  • Média Aprovação: Neste campo, de preenchimento obrigatório, deve ser inserida a nota mínima para aprovação.
  • Frequência: Neste campo, de preenchimento obrigatório, deve ser inserida a frequência mínima para aprovação.


Utilize o botão “Voltar” para retornar à tela anterior, e “Avançar” para ser direcionado a página seguinte, onde preencheremos o formulário do Corpo Docente.


XI- Quinta Etapa: Corpo Docente

A tela exibirá o seguinte formulário onde deverão ser inseridos os “Dados do Corpo Docente:

Sigaa9.png


Na tela acima deverão ser inseridos os dados do docente interno, já cadastrado na UFPE. Em seguida deve-se clicar no botão “Adicionar” e logo abaixo em “Corpo Docente do Curso” serão listados todos os Docentes adicionados.

Caso o Docente seja externo à UFPE, deveremos acessar a aba seguinte “Cadastrar Novo Docente Externo”, conforme mostra a tela a seguir:


Sigaa9.1.png


Devem ser preenchidos os seguintes Campos:

Estrangeiro: Neste campo deve-se marcar a opção “Sim” ou “Não”.

CPF ou Número do Passaporte, se estrangeiro: Preencher com o Número do CPF ou Passaporte.

Nome: Deverá ser preenchido o nome completo do Docente.

Nome da Mãe: Deverá ser preenchido o nome da Mãe.

Email: Deverá ser inserido um email para contato.

Sexo: Selecionar a opção “Feminino” ou “Masculino”.

Formação: Selecionar a Formação Acadêmica.

Instituição em que Trabalha: Selecionar a Instituição em que trabalha.


Em seguida deve-se clicar no botão “Adicionar” e logo abaixo em “Corpo Docente do Curso” serão listados todos os Docentes adicionados.

Utilize o botão “Voltar” para retornar à tela anterior, e “Avançar” para ser direcionado a página seguinte, onde preencheremos o formulário dos Componentes.


XII- Sexta Etapa: Componentes

A tela exibirá o seguinte formulário, onde deverão ser inseridos os “Componentes do Curso”:


Sigaa10.png Sigaa10.1.png


Na tela acima deverão ser cadastrados os componentes que serão ministrados durante o curso, bem como a divisão de carga horária dedicada a cada um dos Docentes cadastrados na etapa 5 “Corpo Docente”.

Os seguintes campos são de preenchimento obrigatório:

Nome: Neste campo deve ser inserido o nome do Componente.

Carga Horária: Neste campo deverá ser inserida a carga horária total do Componente.

Ementa: Neste campo deverá ser adicionada a ementa.

Bibliografia: Neste campo deverá ser adicionada a Bibliografia utilizada.

Corpo Docente: Deverão ser selecionados um ou mais Docentes que ministrarão a disciplina.

Carga horária dedicada: Neste campo deverá ser inserida a carga horária dedicada para cada Docente na disciplina, cuja soma não poderá ultrapassar a carga horária total.

Após a inserção deste dado clicar no ícone Sigaaicone+.png para adicionar a carga horária dedicada. Em Seguida deve-se clicar no botão “Adicionar Componente”, para que o componente seja listado abaixo em “Componentes do curso”.


Utilize o botão “Voltar” para retornar à tela anterior, e “Avançar” para ser direcionado a página seguinte, onde será exibido o resumo da Proposta do Curso Lato.


XIII- Sétima Etapa: Resumo da Proposta do Curso Lato

Nesta etapa será exibida a tela com o Resumo da Proposta do Curso Lato para submissão à PROPG ou devidas correções:


Sigaa11.png Sigaa11.1.png Sigaa11.2.png


Caso deseje retornar ao Passo 1, utilize o botão “Alterar dados Gerais”

Se desejar voltar ao passo anterior, utilize o botão “Alterar Disciplina”.


Após a conferência dos dados utilize o botão “Submeter Proposta” para avaliação pela PROPG. A seguinte tela de sucesso será exibida:


Sigaa msg sucesso.png


O próximo passo será a aprovação da Proposta de Curso pelo Gestor PROPG, cujo manual encontra-se no link: Manual Aprovar Proposta de Curso Lato