Mudanças entre as edições de "Cadastrar Proposta de Curso Lato Sensu pelo Docente ou Gestor Lato Sensu"

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No formulário acima devem ser preenchidos os seguintes dados obrigatórios:
No formulário acima devem ser preenchidos os seguintes dados obrigatórios:

Edição das 03h35min de 1 de junho de 2021


Objetivo

O Módulo Lato Sensu possibilita controlar e gerenciar os cursos Lato Sensu existentes na Instituição.

O gestor Lato pode realizar diversas operações administrativas enquanto que o coordenador de curso gerencia o andamento de seu curso.

A Pró-Reitoria de Pós Graduação - PROPG, é responsável pelo gerenciamento e ações aplicadas aos cursos Lato Sensu.

Perfis de Acesso

Gestor de Lato: Permite gerenciar e administrar todo o Módulo Lato Sensu.

Relacionamento com outros módulos

Portal do Docente: Através do Portal do Docente é possível realizar a submissão de propostas de curso Lato para aprovação da PPG e os visualizar as turmas em que o docente está vinculado.

Portal do Discente: Permite ao discente acessar o portal e acompanhar notas, realizar matrículas, emitir certificados e realizar diversas operações.


Portal Coordenador Lato Sensu: É possível ao coordenador do curso gerenciar o curso Lato, bem como gerenciar o processo seletivo aberto no Portal Público.


Portal Público: Através do Portal Público, é possível consultar os cursos Lato Sensu e efetuar inscrições em processos seletivos.

Caminho

Lato sensu.png

Passo a Passo

Cadastrar Proposta de Curso

I- O Docente deverá realizar o cadastro da proposta de curso e submeter para aprovação. Em caso de impossibilidade, esta ação poderá ser realizada pelo Gestor Lato Sensu.


O Docente ou Gestor Lato Sensu deverá acessar o endereço SIGAA com seu usuário e senha:

Sigaa1.png


II- Após acessar o sistema, será exibida a página abaixo, e no canto superior direito da tela, deve-se selecionar a opção “Módulos”:


Sigaa2.png


III- Na página seguinte O Docente deverá acessar o Portal do Docente, conforme mostra imagem abaixo:


Sigaa3.png


IV- O sistema irá direcionar para a página abaixo, onde deveremos acessar o menu Ensino> Projetos>Proposta de Curso Lato Sensu>Submeter Nova Proposta:


Sigaa4.png


V- No caso do Gestor Lato, este deverá submeter a Proposta de Curso acessando o Módulo “Lato Sensu”, conforme mostra a imagem abaixo:


Sigaa12.png


Após a seleção do módulo “Lato Sensu”, a tela abaixo será exibida:


Sigaa12.1.png


O Gestor deverá acessar a aba “Cursos” e logo abaixo no menu “Curso” deverá clicar em “Proposta de Curso Lato Sensu” e seguir todos os passos descritos neste manual.


VI- Será exibido o formulário abaixo composto de 7 etapas que deverão ser preenchidas em sequência:

1. DADOS GERAIS

2. COORDENAÇÃO CURSO

3. OBJETIVO E IMPORTÂNCIA

4. PROCESSO SELETIVO

5. CORPO DOCENTE

6. COMPONENTES

7. RESUMO DA PROPOSTA DO CURSO LATO



VII- Primeira Etapa: Dados Gerais


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No formulário acima devem ser preenchidos os seguintes dados obrigatórios:

Tipo de Curso: Selecionar se Especialização, Aperfeiçoamento, Residência;

Nome do Curso: Inserir o Nome do Curso;

Unidade Responsável: Deve-se selecionar a Unidade Responsável pelo Curso;

Modalidade de Educação: Selecionar entre as opções À Distância, Presencial, Remoto, Semi Presencial;

Carga Horária: Deve ser inserida a carga horária do Curso;

Número de Vagas: Inserir o número de vagas ofertadas para o Curso;

Grande Área: Inserir a grande área de Pesquisa;

Área: Inserir a àrea de Pesquisa;

Tipo de Trabalho de Conclusão: Selecionar o tipo de Trabalho de Conclusão;

Habilitação Específica: Título que será dado ao Discente Concluído;

Data de Início do Curso: Definir a data em que será iniciado o curso;

Data de Fim do Curso: Definir a data em que será encerrado o curso.


Dados referentes à gestão de financiamento não são de responsabilidade da PROPG, portanto, podem ser deixados em branco e a quantidade de mensalidades podem ter atribuídas o valor 0 (Zero).

Após o preenchimento deste formulário, ao final da página clicaremos no botão “Avançar” para darmos início ao preenchimento da segunda etapa referente a coordenação do curso.


VIII- Segunda Etapa: Coordenação Curso

A tela seguinte exibirá o seguinte formulário:

Sigaa6.png Sigaa6.1.png

No formulário acima devem ser preenchidos os seguintes dados obrigatórios:

Coordenador: Inserir o nome do Coordenador do Curso; E mail de Contato: Inserir um email para contato com o Coordenador do Curso; Telefone de Contato: Inserir um número de telefone para contato com o Coordenador do Curso; Data de Início do Mandato: Inserir a data de início da Coordenação; Data de Fim do Mandato: Inserir a data de fim da Coordenação; Vice Coordenador: Inserir o nome do Vice Coordenador do Curso; E mail de Contato: Inserir um email para contato com o Vice Coordenador do Curso; Telefone de Contato: Inserir um número de telefone para contato com o Vice Coordenador do Curso; Data de Início do Mandato: Inserir a data de início da Vice Coordenação; Data de Fim do Mandato: Inserir a data de fim da Vice Coordenação; Secretário: Adicionar um ou mais secretários do curso.

Após o preenchimento deste formulário, ao final da página clicaremos no botão “Voltar” para retornar à etapa anterior ou em “Avançar” para darmos início ao preenchimento da terceira etapa referentes aos Objetivos e importância.

IX- Terceira Etapa: Objetivo e Importância

A tela seguinte exibirá o seguinte formulário:


Na tela apresentada acima deverão ser obrigatoriamente inseridos a Justificativa e Objetivo do Curso. Utilize o botão “Voltar” para retornar à tela anterior, e “Avançar” para ser direcionado a página seguinte, onde preencheremos o formulário do processo seletivo.


X- Quarta Etapa: Processo Seletivo

A tela seguinte exibirá o seguinte formulário onde deverão ser inseridos os “Dados do Processo Seletivo”:


Devem ser preenchidos os seguintes Campos:

Forma de Seleção: Neste campo devem ser escolhidas as formas de seleção, como Curriculum Vitae, Entrevista, Indicação do Empregador, Provas ou Outras. Forma de Avaliação: Neste campo devem ser escolhidos os processos de avaliação do desempenho do aluno no curso, quais sejam, Monografia, Provas, Seminários, Trabalhos finais de Disciplina.

  • Média Aprovação: Neste campo, de preenchimento obrigatório, deve ser inserida a nota mínima para aprovação.
  • Frequência: Neste campo, de preenchimento obrigatório, deve ser inserida a frequência mínima para aprovação.

Utilize o botão “Voltar” para retornar à tela anterior, e “Avançar” para ser direcionado a página seguinte, onde preencheremos o formulário do Corpo Docente.

XI- Quinta Etapa: Corpo Docente

A tela seguinte exibirá o seguinte formulário onde deverão ser inseridos os “Dados do Corpo Docente:


Na tela acima deverão ser inseridos os dados do docente interno, já cadastrado na UFPE. Em seguida deve-se clicar no botão “Adicionar” e logo abaixo em “Corpo Docente do Curso” serão listados todos os Docentes adicionados.

Caso o Docente seja externo à UFPE, deveremos acessar a aba seguinte “Cadastrar Novo Docente Externo”, conforme mostra a tela a seguir:



Devem ser preenchidos os seguintes Campos:

Estrangeiro: Neste campo deve-se marcar a opção “Sim” ou “Não” CPF ou Número do Passaporte, se estrangeiro: Preencher com o Número do CPF ou Passaporte. Nome: Deverá ser preenchido o nome completo do Docente. Nome da Mãe: Deverá ser preenchido o nome da Mãe. Email: Deverá ser inserido um email para contato. Sexo: Selecionar a opção “Feminino” ou “Masculino”. Formação: Selecionar a Formação Acadêmica Instituição em que Trabalha: Selecionar a Instituição em que trabalha.

Em seguida deve-se clicar no botão “Adicionar” e logo abaixo em “Corpo Docente do Curso” serão listados todos os Docentes adicionados.

Utilize o botão “Voltar” para retornar à tela anterior, e “Avançar” para ser direcionado a página seguinte, onde preencheremos o formulário dos Componentes.


XII- Sexta Etapa: Componentes

A tela seguinte exibirá o seguinte formulário onde deverão ser inseridos os “Componentes do Curso”:



Na tela acima deverão ser cadastrados os componentes que serão ministrados durante o curso, bem como a divisão de carga horária dedicada a cada um dos Docentes cadastrados na etapa 5 “Corpo Docente”.

Os seguintes campos são de preenchimento obrigatório:

Nome: Neste campo deve ser inserido o nome do Componente. Carga Horária: Neste campo deverá ser inserida a carga horária total do Componente. Ementa: Neste campo deverá ser adicionada a ementa. Bibliografia: Neste campo deverá ser adicionada a Bibliografia utilizada. Corpo Docente: Deverão ser selecionados um ou mais Docentes que ministrarão a disciplina. Carga horária dedicada: Neste campo deverá ser inserida a carga horária dedicada para cada Docente na disciplina, cuja soma não poderá ultrapassar a carga horária total. Após a inserção deste dado clicar no ícone para adicionar a carga horária dedicada. Em Seguida deve-se clicar no botão “Adicionar Componente”, para que o componente seja listado abaixo em “Componentes do curso”.

Utilize o botão “Voltar” para retornar à tela anterior, e “Avançar” para ser direcionado a página seguinte, onde será exibido o resumo da Proposta do Curso Lato.


XIII- Sétima Etapa: Resumo da Proposta do Curso Lato Nesta etapa será exibida a tela com o Resumo da Proposta do Curso Lato para submissão à PROPG ou devidas correções:



Caso deseje retornar ao Passo 1, utilize o botão “Alterar dados Gerais” Se desejar voltar ao passo anterior, utilize o botão “Alterar Disciplina”.

Após a conferência dos dados utilize o botão “Submeter Proposta” para avaliação pela PROPG. A seguinte tela de sucesso será exibida:



O próximo passo será a aprovação da Proposta de Curso pelo Gestor PROPG, cujo manual encontra-se no link: Manual Aprovar Proposta de Curso Lato (Gestor).docx