Cadastrar Banca de Defesa pelo Gestor de Pós Graduação

De Manuais de Sistemas
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Objetivo

A Defesa da Tese/Dissertação consiste na apresentação de sua Dissertação ou Tese perante uma Banca Examinadora.

Para cadastrar a Banca de Defesa, será necessário que o discente esteja matriculado em uma atividade do tipo “Dissertação/Tese”. Além disso, não será permitido cadastrar mais de uma banca para uma mesma matrícula de atividade de Dissertação/Tese.

Pré-requisitos

  • Estar matriculado em uma atividade do mesmo tipo da banca (Defesa).
  • Ter integralizado a carga horária obrigatória e optativa.

Perfis de Acesso

  • Gestor Stricto Sensu.
  • Coordenador de Curso de Stricto e o secretário da Pós-Graduação.

Caminho

  • Portal do Gestor Stricto Sensu → Aluno → Outras Operações → Cadastrar Banca de Defesa

Passo a Passo

No portal de módulos, clique no ícone de "Stricto Sensu".

Figura 1 - Portal de Módulos Stricto Sensu

Tela de Módulo - Gestor Stricto Sensu.jpg

Dentro do portal do gestor, vá para a aba "Aluno", procure a sessão "Outras Operações" e clique na opção "Cadastrar Banca de Defesa".

Figura 2 - Portal do Gestor Stricto Sensu (Tela inicial)

Tela inicial gestor Stricto - Opção banca de defesa.jpg

Selecionar Discente

No menu de busca, utilize algum dos filtros apresentados (Matrícula, CPF, Nome do Discente, Curso), e clique em "buscar".

Abaixo da tela aparecerá os discentes que correspondem aos filtros apresentados.

Figura 3 - Buscar Discentes

Tela de busca - banca de defesa - gestor stricto.jpg

Preencher Campos

Preencha os campos com as informações necessárias.

Caso tenha dúvidas em como realizar o preenchimento, leia abaixo as instruções referente a cada campo:

  • Local: Cadastre o local do exame de qualificação;
  • Páginas: A quantidade de páginas do trabalho;
  • Data: Clique no ícone de calendário para inserir a data pelo calendário ou, se preferir, digite a data diretamente no campo sem a necessidade de usar caracteres especiais;
  • Hora: Forneça a hora do exame de qualificação;
  • Grande Área: Corresponde a Grande área do trabalho a ser apresentado;
  • Área: Referente à área do trabalho;

Após esse preenchimento, haverá os campos de inclusão de informações do trabalho do discente. Você pode utilizar as ferramentas de formatação disponíveis pelo sistema.

Observe que há abas antes do início do campo de preenchimento do título. Elas servem para preencher os dados do trabalho em outros idiomas, caso ele tenha sido escrito em outro idioma além do português. Ou se o local em que o trabalho ficará exibido for em outro idioma, será necessário preencher o título, resumo e palavras chaves também nesse outro idioma..

Após selecionar a aba do idioma, preencha:

  • Titulo: Título do trabalho do discente. Utilize as opções de formatação de texto disponibilizadas pelo sistema, se precisar.
  • Resumo: Cadastre o resumo do trabalho;
  • Palavras-Chave: Informe as palavras-chaves que se referem ao trabalho.

Figura 4 - Formulário de Dados da Banca

Screenshot 20191023 153704.png

Após preencher todos os dados, clique no botão “Próximo passo”.

Escolher membros da banca examinadora

Nesta tela você irá adicionar todos os membros que participarão da banca conforme a necessidade do programa.

  • Para cursos do nível Mestrado é exigida a participação de pelo menos 1 membro externo ao programa.
  • Para cursos do nível Doutorado é exigida a participação de pelo menos 2 membros externos ao programa

Figura 5 - Incluir Membros na Banca

Screenshot 20191023 154106.png

No item 1 deverá ser marcado a opção da função de cada membro que será adicionado a banca.

Escolha entre um, e após isso, selecione um docente na opção "Docente do Programa" para ser membro da banca .

Informe se a banca será realizada por Videoconferência ou não.

Após preencher os dados do primeiro membro solicitado, clique no botão “Adicionar Membro” e selecione os próximos.

Para incluir examinadores que não sejam do programa do discente, será necessário fazer as seguintes buscas:

Examinadores externos ao programa

Você poderá optar em visualizar todos os docentes da UFPE;

Optar por visualizar externos que sejam da sua unidade;

Optar por visualizar externos que não sejam da sua unidade.

Figura 6 - Seleção de Membros Externos Ao Programa

Adicionar Membros na banca.jpg

Examinadores Externos à Instituição

Para esses examinadores, as vezes será necessário criar um cadastro para eles. Para criar esse cadastro, basta clicar na opção “Cadastrar Novo Membro” (Figura 8, item 2), e o formulário abaixo será apresentado:

Figura 7 - Formulário de Cadastro de Membros Externos

Adicionar Membros externo na banca.jpg

Preencha:

  • Nacionalidade: Escolha entre Nacional e Estrangeiro. A única diferença entre eles é a inclusão do campo “Passaporte” no formulário do docente estrangeiro.
  • CPF: Digite o CPF do docente externo. Caso seja estrangeiro, será necessário apenas preencher o campo “Passaporte”.
  • Passaporte: Apenas estrangeiros precisam preencher esse campo caso não possuam CPF.
  • Nome: Selecione o nome do docente na listagem oferecida pelo sistema;
  • Email: Informe o email do membro da banca;
  • Instituição de Ensino: Forneça a Instituição de ensino do membro da banca;
  • Maior Formação: Corresponde à formação do membro da banca;
  • Ano de Conclusão: Ano de conclusão do membro da banca;
  • Sexo: Marque nas opções Feminino ou Masculino.


Ao finalizar o cadastro, clique no botão “Adicionar Membro”.

Quando o docente já está cadastrado, é só informar o primeiro nome dele no campo “Nome” (item 1), e ao aparecer, clique no nome. Automaticamente os campos serão preenchidos.

Clique no botão “Adicionar Membro” (item 3) e o docente será adicionado a lista de docentes da banca (item 4 e 5).

Figura 8 - Finalização de cadastro de Membros Externos

Buscar Membro Externo para Banca - Lista de Membros.jpg

Com todos os membros cadastrados, clique no botão “Próximo Passo”.

Revisar Informações

Após ter clicado no botão “Próximo Passo”, o sistema exibirá a tela abaixo com o resumo de todas as informações adicionadas até este momento.

Figura 9 - Resumo dos dados da Banca

Screenshot 20191023 154352.png

Revise as informações e, caso haja alguma coisa que precisa ser alterada, ou adicionada, clique em algum dos botões “Dados Gerais” ou “Membros da Banca”.

Para cancelar a solicitação, clique no botão “Cancelar”.

Todas as informações estando corretas, clique no botão “Confirmar”.

Confirmar Solicitação

Ao finalizar o procedimento, a mensagem de “Banca cadastrada com sucesso!” será exibida na tela inicial do portal do Gestor Stricto Sensu.

Figura 10 - Confirmação de cadastro de banca

Screenshot 20191023 154605.png

Publicação da banca de defesa

Após o cadastro, uma notícia é automaticamente cadastrada no portal público do SIGAA da instituição:

Figura 11 - Publicação da Defesa no Portal Publico SIGAA

Screenshot 20191023 170708.png

Regras

  • Não é permitido cadastrar mais de uma banca para uma mesma matrícula de atividade de defesa.
  • Uma vez que um banca foi cadastrada, todos os discentes e a equipe relacionados ao programa receberão um e-mail informativo a respeito da nova banca. (Caso estiver PENDENTE DE APROVAÇÃO, só serão enviados os emails quando APROVADA), e se caso uma banca for modificada só será notificado por email se ainda não tiver ocorrido.
  • Ao Cadastrar uma nova banca, será automaticamente publicada como Notícia no Portal Público do Programa.
  • Apenas os discentes pertencentes ao programa do usuário serão buscados.
  • Impedir o cadastro da banca com mais de 'n' dias da sua execução. Sendo 'n' determinados nos parâmetros do programa de pós.
  • A exibição dos dados do trabalho em inglês (título e resumo) só serão exibidos na página pública do programa caso tenham sido informados no formulário de cadastro/alteração e se o idioma de exibição da página pública selecionada for Inglês.
  • Para cursos do nível Mestrado é exigida a participação de pelo menos 1 membro externo ao programa.
  • Para cursos do nível Doutorado é exigida a participação de pelo menos 2 membros externos ao programa.

FAQ

Referências