Inscrições On-line

De Manuais de Sistemas
Revisão de 17h19min de 31 de julho de 2024 por WALQUIRIA SILVA DE OLIVEIRA (discussão | contribs) (→‎Passo a Passo)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar



Objetivo

Esta funcionalidade permitirá aos membros da comunidade externa participarem das ações de extensão desenvolvidas pela UFPE. As inscrições realizadas estarão sujeitas a aprovação do coordenador da ação, para que então, os inscritos possam ser efetivados como participantes na ação de extensão.



Pré-requisitos

Deve haver inscrições abertas no Portal Público.


Perfis de Acesso

Portal Público


Caminho

Acesse o SIGAA → Portal Público → Extensão → Inscrições On-line.



Passo a Passo

Acesse o SIGAA no endereço https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public:



Img pp 1.png



No menu localizado ao lado esquerdo da página, clique em “Extensão”, e na tela seguinte “Visualizar Cursos ou Eventos”


Img pp 2.png


O sistema lista automaticamente cursos e eventos disponíveis, porém o usuário poderá buscar por ações de extensão de acordo com os seguintes critérios:


Título da Ação: Forneça o título da ação;


Tipo de Atividade: Selecione o tipo da ação dentre TODOS, CURSO ou EVENTO.


Área Temática: Escolha a área referente a ação de extensão;


Coordenador: Informe o nome do coordenador da ação. Ao inserir as letras iniciais do nome do coordenador, o sistema exibirá uma lista automática de nomes para facilitar a busca;


Período: Forneça o período da ação de extensão.


Apenas Inscrições Abertas: Selecione esta opção para buscar somente por inscrições abertas.


Img pp 3.png


Para dar prosseguimento a operação, clique em Filtrar.


O sistema exibirá uma tela semelhante a apresentada acima.


O usuário poderá Ver Detalhes e Inscrever-se, referente ao resultado da busca. Estas operações serão explicadas nos tópicos a seguir.


Ver Detalhes


O usuário poderá visualizar os detalhes das ações de extensão clicando no ícone Img pp 40.png.


Exemplificaremos a operação clicando no Título ICiência de Dados para Contabilidade & Negócios - DataCoN.


O sistema exibirá a seguinte tela:


Img pp 4.png



Inscrever-se


O membro da comunidade poderá inscrever-se em um curso de extensão. Para isso, clique no ícone Img pp 50.png.


O sistema exibirá a seguinte tela:



Img pp 5.png



Após acessar com seu usuário e senha no gov.br, será exibido o seguinte tela:


Img pp 6.png



Clique em “Inscrições Abertas”.


E em seguida, no canto inferior direito da tela, utilize a opção “Inscrever-se”:


Img pp 7.png



Será exibido o seguinte formulário:


Img pp 8.png
Img pp 81.jpg


Para realizar a inscrição, o usuário deverá preencher os itens descritos a seguir:


Dados Pessoais: O membro deverá informar se é Estrangeiro, caso seja deverá fornecer o número de seu Passaporte, caso contrário Informe seu CPF, Nome Completo, Data de Nascimento e Instituição.


Endereço: Informe o CEP, Rua/Av, Número, Bairro, UF e Município.


Contato: Forneça seu E-mail.


Arquivo: Caso deseje anexar um arquivo na inscrição, informe a Descrição do Arquivo e anexe o Arquivo clicando em Selecionar Arquivo.


Dependendo da ação de extensão, haverão outros critérios para serem preenchidos.


Para confirmar a inscrição, clique em Confirmar Inscrição.


O sistema exibirá a seguinte mensagem de sucesso:


Img pp 10.png