Simular Aposentadoria
Objetivo
Esta funcionalidade tem como objetivo permitir que seja realizada a simulação e verificação das informações básicas do tempo de contribuição dos servidores para aposentadoria e quando os mesmos passarão a ter o direito de se aposentarem.
Passo a passo
Para fazer uso dessa funcionalidade, acesse o SIGRH -> Módulos -> Aposentadoria -> Simulações e Cálculos-> Aposentadoria -> Simular Aposentadoria.
Outra forma é, acesse o SIGRH -> Menu Servidor -> Consultas -> Aposentadoria -> Simular Aposentadoria.
O sistema irá apresentar a seguinte tela:
Para realizar a simulação, será preciso preencher os campos abaixo:
- Servidor: Informe o nome do servidor. Caso o usuário acesse a funcionalidade pela segunda forma não será possível alterar o servidor, ou seja, a simulação será feita apenas para o usuário logado no sigrh;
- Calcular até: Informe a data final para realização da simulação. Digite a data desejada ou selecione no calendário exibido ao clicar o botão ;
- NÃO contabilizar o bônus de tempo em condições especiais: Se desejar realizar a simulação com estas informações, selecione-a;
- Realizar cálculo de aposentadoria SEM aplicação das regras especificadas nos Mandados de Injunção 1533/2010 (MI-1533) e 880/2009 (MI-880): Se desejar realizar a simulação com estas informações, selecione-a;
- Contabilizar Licenças Especiais não gozadas em dobro no tempo de contribuição do servidor: Se desejar realizar a simulação com estas informações, selecione-a.
Informações complementares
- Se desejar informar tempo averbado, marque a caixa de seleção ao lado:
Ao selecionar, o sistema irá apresentar a seguinte tela:
Para adicionar a averbação, será preciso preencher os campos abaixo:
Instituição: Informe o nome da instituição do tempo que deseja averbar;
inicio: Infome a data inicio do tempo que deseja averbar. Digite a data desejada ou selecione no calendário exibido ao clicar o botão;
Término: Infome a data de término do tempo que deseja averbar. Digite a data desejada ou selecione no calendário exibido ao clicar o botão ;
Dias descontados: Informe os dias descontados;
Natureza do Vínculo: Informe a natureza do vinculo de acordo com as opções disponibilizadas pelo sistema;
Perfil de Aposentadoria: Informe o perfil de aposentadoria de acordo com as opções disponibilizadas pelo sistema.
Por fim clique em "Adicionar Averbação".
- Se desejar informar ausência, marque a caixa de seleção ao ladoasdasdasdasd
- dasasdasdasdas
- Se desejar informar pessoa com necessidade especial, marque a caixa de seleção ao lado
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////EM CONSTRUÇÃO///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
O sistema irá apresentar a seguinte tela:
Para realizar a simulação, será preciso preencher os campos abaixo:
- Servidor: Informe o nome do servidor falecido para o qual deseja realizar a simulação de pensão;
- Remuneração (R$): Informe o valor de base para o cálculo de pensão;
- Data de Ingresso: Informe a data em que o falecido entrou na instituição. Digite a data desejada ou selecione no calendário exibido ao clicar o botão ;
- Data de Óbito: Informe a data do óbito do ex - servidor. Digite a data desejada ou selecione no calendário exibido ao clicar o botão ;
- Salário Mínimo (R$): Informe o valor do salário mínimo a ser considerado;
- Teto Salarial (R$): Informe o valor do Teto Salarial do INSS a ser considerado
- Tipo de Cálculo: Informe o tipo de cálculo selecionando entre as opções disponíveis pelo sistema;
- SIAPE: Se caso desejar, Informe o SIAPE do beneficiário;
- Nome: Informe o nome do beneficiário;
- Tipo: Informe o grau de parentesco do beneficiário com o falecido, selecionando entre as opções disponíveis pelo sistema;
- Possui Invalidez?: Informe se o beneficiário possui invalidez, selecionando entre as opções disponíveis pelo sistema;
- Data de nascimento: Informe a data de nascimento do beneficiário. Digite a data desejada ou selecione no calendário exibido ao clicar o botão ;
- Data de União: Informe a data da união do beneficiário e o falecido. Digite a data desejada ou selecione no calendário exibido ao clicar o botão. Este campo só estará disponível quando o campo Tipo estiver selecionando entre cônjuge e companheiro (a);
- Data de Requerimento: Informe a data de requerimento. Digite a data desejada ou selecione no calendário exibido ao clicar o botão. Para sincronizar a data do óbito com a data de requerimento basta selecionar este ícone .
Após informar os campos o usuário deverá clicar em Adicionar Beneficiário. O sistema irá apresentar a seguinte tela:
É possível adicionar vários beneficiários, basta preencher os campos de Dados para Inclusão de Beneficiário e clicar em Adicionar Beneficiário.
Após a inclusão de todos os beneficiários deve-se clicar em Calcular. O sistema irá apresentar a seguinte tela:
Nesta tela você poderá aplicar ou dispensar redutor e gerar relatório, assim como, visualizar, alterar e remover dados do beneficiário.
Se desejar aplicar ou dispensar redutor clique o botão (Aplicar/Dispensar Redutor). O redutor só se torna disponível quando este é previsto nas regras do sistema.
Se desejar gerar um relatório clique o botão (Gerar Relatório). O sistema irá apresentar a seguinte tela:
Se desejar visualizar os dados do beneficiário, clique o botão (Visualizar Dados do Beneficiário). O sistema irá apresentar a seguinte tela:
Se desejar alterar os dados do beneficiário, clique o botão (Alterar Dados do Beneficiário ) para realizar as alterações necessária e em seguida clicar em Alterar Beneficiário.
Se desejar remover o beneficiário, clique o botão (Remover Beneficiário). Ao clicar o sistema irá perguntar: Confirma a remoção desta informação? Se selecionar Ok o beneficiário será removido.