Simular Pensão
Objetivo
Esta funcionalidade tem como objetivo permitir que seja realizada a simulação da pensão para todos beneficiários que dispõem deste direito, além de gerar relatórios com os dados referente a simulação.
Passo a passo
Para fazer uso dessa funcionalidade, acesse o SIGRH -> Módulos -> Aposentadoria -> Simulações e Cálculos-> Pensão -> Simular Pensão.
O sistema irá apresentar a seguinte tela:
Para realizar a simulação, será preciso preencher os campos abaixo:
- Servidor: Informe o nome do servidor falecido para o qual deseja realizar a simulação de pensão;
- Remuneração (R$): Informe o valor de base para o cálculo de pensão;
- Data de Ingresso: Informe a data em que o falecido entrou na instituição. Digite a data desejada ou selecione no calendário exibido ao clicar o botão ;
- Data de Óbito: Informe a data do óbito do ex - servidor. Digite a data desejada ou selecione no calendário exibido ao clicar o botão ;
- Salário Mínimo (R$): Informe o valor do salário mínimo a ser considerado;
- Teto Salarial (R$): Informe o valor do Teto Salarial do INSS a ser considerado
- Tipo de Cálculo: Informe o tipo de cálculo selecionando entre as opções disponíveis pelo sistema;
- SIAPE: Se caso desejar, Informe o SIAPE do beneficiário;
- Nome: Informe o nome do beneficiário;
- Tipo: Informe o grau de parentesco do beneficiário com o falecido, selecionando entre as opções disponíveis pelo sistema;
- Possui Invalidez?: Informe se o beneficiário possui invalidez, selecionando entre as opções disponíveis pelo sistema;
- Data de nascimento: Informe a data de nascimento do beneficiário. Digite a data desejada ou selecione no calendário exibido ao clicar o botão ;
- Data de União: Informe a data da união do beneficiário e o falecido. Digite a data desejada ou selecione no calendário exibido ao clicar o botão. Este campo só estará disponível quando o campo Tipo estiver selecionando entre cônjuge e companheiro (a);
- Data de Requerimento: Informe a data de requerimento. Digite a data desejada ou selecione no calendário exibido ao clicar o botão. Para sincronizar a data do óbito com a data de requerimento basta selecionar este ícone .
Após informar os campos o usuário deverá clicar em Adicionar Beneficiário. O sistema irá apresentar a seguinte tela:
É possível adicionar vários beneficiários, basta preencher os campos de Dados para Inclusão de Beneficiário e clicar em Adicionar Beneficiário.
Após a inclusão de todos os beneficiários deve-se clicar em Calcular. O sistema irá apresentar a seguinte tela:
Nesta tela você poderá aplicar ou dispensar redutor e gerar relatório, assim como, visualizar, alterar e remover dados do beneficiário.
Se desejar aplicar ou dispensar redutor clique o botão (Aplicar/Dispensar Redutor). O redutor só se torna disponível quando este é previsto nas regras do sistema.
Se desejar gerar um relatório clique o botão (Gerar Relatório). O sistema irá apresentar a seguinte tela:
Se desejar visualizar os dados do beneficiário, clique o botão (Visualizar Dados do Beneficiário). O sistema irá apresentar a seguinte tela:
Se desejar alterar os dados do beneficiário, clique o botão (Alterar Dados do Beneficiário ) para realizar as alterações necessária e em seguida clicar em Alterar Beneficiário.
Se desejar remover o beneficiário, clique o botão (Remover Beneficiário). Ao clicar o sistema irá perguntar: Confirma a remoção desta informação? Se selecionar Ok o beneficiário será removido.