Inscrições On-line
Objetivo
Esta funcionalidade permitirá aos membros da comunidade externa participarem das ações de extensão desenvolvidas pela UFPE. As inscrições realizadas estarão sujeitas a aprovação do coordenador da ação, para que então, os inscritos possam ser efetivados como participantes na ação de extensão.
Pré-requisitos
Deve haver inscrições abertas no Portal Público.
Perfis de Acesso
Portal Público
Caminho
Acesse o SIGAA → Portal Público → Extensão → Inscrições On-line.
Passo a Passo
Acesse o SIGAA no endereço https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public:
No menu localizado ao lado esquerdo da página, clique em “Extensão”, e na tela seguinte “Visualizar Cursos ou Eventos”
O sistema lista automaticamente cursos e eventos disponíveis, porém o usuário poderá buscar por ações de extensão de acordo com os seguintes critérios:
Título da Ação: Forneça o título da ação;
Tipo de Atividade: Selecione o tipo da ação dentre TODOS, CURSO ou EVENTO.
Área Temática: Escolha a área referente a ação de extensão;
Coordenador: Informe o nome do coordenador da ação. Ao inserir as letras iniciais do nome do coordenador, o sistema exibirá uma lista automática de nomes para facilitar a busca;
Período: Forneça o período da ação de extensão.
Apenas Inscrições Abertas: Selecione esta opção para buscar somente por inscrições abertas.
Para dar prosseguimento a operação, clique em Filtrar.
O sistema exibirá uma tela semelhante a apresentada acima.
O usuário poderá Ver Detalhes e Inscrever-se, referente ao resultado da busca. Estas operações serão explicadas nos tópicos a seguir.
Ver Detalhes
O usuário poderá visualizar os detalhes das ações de extensão clicando no ícone Arquivo:40.
Exemplificaremos a operação clicando no Título ICiência de Dados para Contabilidade & Negócios - DataCoN.
O sistema exibirá a seguinte tela:
Inscrever-se
O membro da comunidade poderá inscrever-se em um curso de extensão. Para isso, clique no ícone .
O sistema exibirá a seguinte tela:
Após acessar com seu usuário e senha no gov.br, será exibido o seguinte tela:
Clique em “Inscrições Abertas”.
E em seguida, no canto inferior direito da tela, utilize a opção “Inscrever-se”:
Será exibido o seguinte formulário:
Para realizar a inscrição, o usuário deverá preencher os itens descritos a seguir:
Dados Pessoais: O membro deverá informar se é Estrangeiro, caso seja deverá fornecer o número de seu Passaporte, caso contrário Informe seu CPF, Nome Completo, Data de Nascimento e Instituição.
Endereço: Informe o CEP, Rua/Av, Número, Bairro, UF e Município.
Contato: Forneça seu E-mail.
Arquivo: Caso deseje anexar um arquivo na inscrição, informe a Descrição do Arquivo e anexe o Arquivo clicando em Selecionar Arquivo.
Dependendo da ação de extensão, haverão outros critérios para serem preenchidos.
Para confirmar a inscrição, clique em Confirmar Inscrição.
O sistema exibirá a seguinte mensagem de sucesso: