Mudanças entre as edições de "Alterar Ou Remover Docente Externo pelo Coordenador"
Linha 97: | Linha 97: | ||
Aqui também é possível cadastrar um novo docente, e cancelar o cadastro atual. | Aqui também é possível cadastrar um novo docente, e cancelar o cadastro atual. | ||
Com o formulário preenchido corretamente, clique no botão "Alterar", e a tela abaixo será exibida. | |||
Nesta tela será necessário preencher os dados profissionais do docente. | Nesta tela será necessário preencher os dados profissionais do docente. |
Edição das 03h47min de 10 de junho de 2020
Objetivo
Alterar algum dado de um docente externo a UFPE cadastrado, ou removê-lo do sistema.
Pré-requisitos
Estar cadastrado no sistema do SIGAA como Docente Externo.
Perfis de Acesso
- Coordenador, vice-coordenador ou secretário do Curso de Pós Graduação.
- Gestor Stricto Sensu (PROPESQ).
Caminho
SIGAA → Módulos → Portal do Coordenador Stricto Sensu → Cadastro → Corpo docente do programa → Docente Externo a UFPE → Alterar / Remover
Passo a Passo
Ao entrar no SIGAA, selecione o módulo “Portal do Coordenador Stricto Sensu” no Menu Principal.
No portal do Coordenador, coloque o mouse em cima do ícone “ Cadastro”.
Vá até a opção "Corpo docente do programa”
Vá até a opção "Docente externo a UFPE"
E clique na opção "Alterar / Remover”.
Buscar Docente
Nesta tela você deverá colocar o nome do docente externo já cadastrado no sistema no campo “Nome”.
Feito o preenchimento, clique no botão “Buscar”.
Alterar Dados do Docente
O docente procurado será exibido abaixo da caixa de busca (1).
Note que haverá ícones, no lado direito do nome do docente, que servem para fazer modificações em seus dados (2).
Escolha um dos ícones para realizar uma ação.
Alterar Dados Pessoais
O ícone de “Alterar Dados Pessoais” serve para fazer alguma modificação nos dados pessoais do docente externo cadastrado.
Clique nele e esse formulário de “Dados Cadastrais” será exibido para que seja feita a modificação.
Feita a(s) alteração(ões) necessária(s), clique no botão “Próximo Passo” .
Esta tela será exibida, e os dados sociais e Registro Civil do docente serão exibidos para possíveis alterações.
Ao finalizar, clique no botão “Alterar” e a solicitação será atualizada com sucesso.
Alterar Dados Profissionais
O ícone de “Alterar” serve para alterar os dados profissionais do docente (onde leciona, formação acadêmica, até quando ficará na UFPE, etc.).
Ao clicar nesse ícone, o formulário abaixo será exibido:
Preencha todos os dados solicitados.
Em Formação: informe qual seu grau de formação (as opções vão de "Ensino Fundamental" até "Pós-Doutorado"):
Em Instituição de Ensino: informe qual a instituição de ensino que o docente cadastrado faz parte.
Em Tipo informe qual o tipo de vínculo que o docente cadastrado possui com a instituição que ele faz parte:
Em Válido Até informe até quando o docente externo irá ficar cadastrado no sistema (ou vinculado a algum Programa).
Aqui também é possível cadastrar um novo docente, e cancelar o cadastro atual.
Com o formulário preenchido corretamente, clique no botão "Alterar", e a tela abaixo será exibida.
Nesta tela será necessário preencher os dados profissionais do docente.
Feito o preenchimento dos dados, clique no botão “Cadastrar”.
Feito o preenchimento correto, clique no botão “Alterar”.
Confirmação de Alteração de Dados Profissionais e Pessoais
Ao clicar no botão “Alterar”, a mensagem de que a operação foi realizada com sucesso será exibida no topo da tela.
Remover Docente
O ícone Remover serve para excluir o docente do sistema.
Clique nesse ícone e o sistema irá para uma tela de confirmação de exclusão de dados.
Clique no botão “Remover” e todos os dados serão deletados do sistema.
Confirmação
Ao clicar nesse botão, a mensagem de que a operação foi realizada com sucesso será exibida no topo da tela.
Cadastrar Usuário
O ícone de “Cadastrar Usuário” serve para criar um usuário para o docente, e assim ele ter acesso ao sigaa com um login e senha.
Para mais informações, acesse o manual da funcionalidade: Cadastrar Usuário para Docente Externo