Mudanças entre as edições de "Adicionar Arquivos do Porta-Arquivo"
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=== Nova Pasta === | === Nova Pasta === |
Edição das 16h13min de 21 de dezembro de 2018
Objetivo
- Esta funcionalidade permite ao docente gerenciar os diretórios e subdiretórios para organização dos arquivos que serão armazenados no sistema, para posterior acesso aos discentes.
Caminho
- Menu Turma Virtual > Materiais > Porta-Arquivos
Passo a Passo
- Acesse a funcionalidade, conforme a instrução especificada na seção Caminho.
- A tela seguinte será exibida.
- Conforme a imagem acima, na mensagem de apresentação, o espaço em disco disponível para armazenamento de arquivos é, no máximo, 2GB (2048 MB).
- Observe que a pasta raiz (pasta principal - conterá todas as pastas) é chamada Meus Arquivos. A partir dele, todas os outros diretórios (pastas) serão criados.
- Na pasta raiz, como mostrado na figura acima, foi criado um subdiretório "LPO06", representando uma pasta para os arquivos da disciplina Língua Portuguesa.
- As funcionalidades do porta-aquivo disponíveis serão mostradas a seguir.
Novo Arquivo
- Esta funcionalidade permite ao docente inserir um arquivo no porta-arquivo.
- Para executar esta funcionalidade, clique no botão .
- A seguinte tela será exibida:
- No campo Pasta, selecione a pasta do porta-arquivo onde o arquivo será salvo. Para criar uma nova pasta, clique na opção Criar Nova Pasta, conforme o campo destacado em amarelo na imagem abaixo.
- No campo Arquivo, clique no botão para selecionar o arquivo para inserção na Turma Virtual.
- Clique no botão Cancelar para desistir da operação, em caso de desistência.
- Clique no botão Enviar Arquivo para inserir o arquivo na porta-arquivo.
- A seguinte tela será exibida.
- Observe na região superior da imagem acima a mensagem de sucesso quanto à inserção do arquivo.
- O recorte da imagem acima, mostrado na figura abaixo, descreve os arquivos contidos no diretório (pasta) Meus Arquivos, conforme a seleção em amarelo na figura acima.
- Até aqui o arquivo foi apenas inserido no porta-arquivo.
- Para associar o arquivo à turma, selecione o arquivo na região retangular maior destacada na imagem acima, ou seja, clique no arquivo na região referida, conforme mostrado abaixo.
- Em seguida, clique no botão destacado na cor verde na imagem acima.
- A seguinte tela será exibida:
- No campo Tópico de Aula, selecione o tópico ao qual o arquivo está associado.
- No campo Nome, digite um nome para ser exibido aos discentes. Caso este campo não seja preenchido, o nome a ser mostrado será o do arquivo.
Nova Pasta
- Para criar um novo diretório, clique no botão .
- Na nova janela, escolha se a pasta será subdiretório (subpasta) de Meus Arquivos ou de LPO06, por exemplo.
- Digite um nome para o subdiretório e, em seguida, clique no botão Criar.
- Se a operação foi realizada sem problemas, a mensagem "Pasta criada com sucesso" será exibida. Clique em OK na mensagem.
- Se a opção foi por criar um subdiretório em Meus Arquivos, a configuração dos diretórios será a seguinte:
- Caso a opção escolhida fosse a pasta LPO06, a pasta LE161 seria criada dentro da primeira pasta.
Alterar Pasta
- Esta opção permite ao docente editar o nome de uma pasta e também movê-la para outro diretório.
- Por exemplo, se o docente deveria criar uma pasta em "LE171" e colocá-la como subpasta de LPO06, mas o fez diretamente em Meus Arquivos com o nome "LE161", siga os seguintes passos para realizar a modificação:
- Clique na pasta que se deseja editar, neste caso, a pasta "LE161".
- Clique no botão .
- Na janela seguinte, digite um novo nome para a pasta.
- No campo Dentro de, selecione a pasta, na qual a pasta em modificação ficará internamente(será subdiretório ou subpasta).
- No exemplo, a pasta "LE161(nova LE171)" ficará dentro da pasta "LPO06", conforme a imagem abaixo.
- Clique no botão Alterar.
- Na janela com a mensagem de operação realizada com sucesso, clique no botão OK.
- A nova configuração dos diretórios será a seguinte:
Remover Pasta
- Esta opção permite ao docente excluir uma pasta criada.
- Ao executar esta opção, todo o conteúdo, incluíndo os subdiretórios, será excluído.
- Clique na opção Remover Pasta.
- No campo Remover, escolha a pasta para realizar a exclusão. Clique no botão .
- A seguinte mensagem será exibida:
- Caso o propósito seja excluir a pasta, clique no botão sim. Clique no botão OK na janela com a mensagem de operação realizada com sucesso;
- Clique no botão não para desistir do processo de remoção.
- OBS! As operações de criar sub-pasta, remover e editar também pode ser alcançadas ao clicar com o botão direito do mouse sobre a pasta, na qual se destina a operação.