Mudanças entre as edições de "Lançar Notas Graduação"
Linha 1: | Linha 1: | ||
[[Categoria:Portal do Docente da Graduação]] | [[Categoria:Portal do Docente da Graduação]] | ||
Edição das 18h13min de 6 de maio de 2022
Objetivo
Essa funcionalidade permite atribuir notas aos discentes da turma. Esta operação pode ser feita a qualquer momento do semestre letivo até o momento em que o docente consolide a turma. Após a consolidação não será mais possível alterar as essas informações.
Pré-requisitos
Turmas com alunos matriculados.
Perfis de Acesso
Docente.
Caminho
'Portal do Docente → Minhas Turmas no Semestre → Componente Curricular → Menu Turma Virtual → Alunos → Lançar Notas.'
Passo a Passo
Ao acesar o SIGAA, selecione o módulo “Portal do Docente” no Menu Principal.
Selecionar Turma
Na área de “Minhas Turmas no Semestre” são apresentados todos os componentes curriculares que o docente ministra aulas no semestre, e suas respectivas turmas:
Ao clicar na disciplina desejada, o sistema direciona para a “Turma Virtual, selecionaremos o menu “Alunos” e em seguida “Lançar Notas”::
A tela de "Cadastro de Notas" será exibida conforme imagem abaixo:
- Digite as notas das unidades utilizando vírgula para separar a casa decimal. - O campo faltas deve ser preenchido com o número de faltas do aluno durante o período letivo. - As notas das unidades não vão para o histórico do aluno, no entanto, aparecem em seu portal. - Clique em Salvar para gravar as notas inseridas e continuá-las posteriormente.
Após o preenchimento das avaliações, os links exibidos ao lado do “Resumo das Avaliações” deverão ser utilizados para concluir a transação, tais como:
Durante o lançamento das notas, o docente poderá salvar os dados inseridos no sistema e poderá alterá-los sempre que julgar necessário.
A consolidação parcial é a ação de consolidar as matrículas da turma apenas para os discentes que não ficaram em recuperação. Quando uma turma é consolidada parcialmente, todas as matrículas de todos os alunos que não ficaram em recuperação são consolidadas, sejam elas aprovadas ou reprovadas por média, faltas e faltas e média. As demais matrículas, dos alunos que ficaram em recuperação, permanecem abertas, aguardando a digitação das notas da recuperação pelo docente. Na consolidação parcial, a turma permanece aberta, a não ser quando todos os alunos passaram por média ou reprovados direto, caso em que a consolidação parcial é idêntica à consolidação final.
Ao clicar no ícone, o docente poderá consolidar (finalizar) totalmente a turma virtual. Para isso, será necessário o registro de todas as notas dos discentes. Ao consolidar, a situação da matrícula do aluno é alterada, indicando a conclusão da disciplina para os alunos.
É importante ressaltar que, uma vez finalizada, não será possível realizar alteração das informações por meio desta funcionalidade. Portanto, é recomendado que certifique-se que os dados inseridos estão corretos e que a turma já pode ser fechada.
No rodapé da tela de cadastro de notas, podemos observar ainda as legendas para as situações em que serão avaliados os discentes:
REPF - Reprovado por Faltas - Reprovado por não atender os critérios de assiduidade.
REP - Reprovado por Média - Reprovado porque a média foi inferior a cinco (após a reposição) ou a três (neste caso sem direito a reposição).
REPN - Reprovado por Média e Nota - Reprovado porque a média está entre cinco e sete e a nota da reposição foi inferior a três.
REC - Em Recuperação - Aluno que fará a reposição.
APR Aprovado por Média - Aluno aprovado com média maior ou igual a sete.
APRN - Aprovado por Notas - Aluno com média entre cinco e sete e que não tirou nenhuma nota inferior a três antes da reposição ou com nota entre cinco e sete após a reposição, e que tirou mais de três na reposição.
REMF - Reprovado por Média e Faltas - Reprovado porque a média foi inferior a cinco (após a reposição) ou a três (neste caso sem direito a reposição) e também por não atender os critérios de assiduidade.
RENF - Reprovado Por Notas e Faltas - Reprovado porque a média está entre cinco e sete e a nota da reposição foi inferior a três e também por não atender os critérios de assiduidade.