Mudanças entre as edições de "Categoria:Anexar Arquivos"

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== Objetivo ==
== Objetivo ==
:Esta funcionalidade permite gerar um livro de ocorrências, possibilitando adicionar observações que devem ser registradas ao longo da vigência do contrato. O processo é realizado quando ocorre algum tipo de ocorrência contratual e é possível, também, alterar e/ou remover as ocorrências já cadastradas.
:Esta funcionalidade possibilita ao usuário anexar arquivos aos contratos da Instituição.


== Pré-Requisitos ==
== Pré-Requisitos ==
:Servidores associados a contratos que estão dentro do período de fiscalização.
:Gestor Contrato ou Gestor de Contratos Global.


== Caminho ==
== Caminho ==


:*SIPAC → Módulos → Portal Administrativo Contratos Fiscalização Incluir Ocorrência.
:SIPAC → Módulos → Contratos Geral → Contrato Arquivos Anexar Arquivos ao Contrato


== Passo a Passo ==
== Passo a Passo ==
:O sistema exibirá a seguinte tela:
:O sistema exibirá a seguinte tela:
[[Arquivo:1.png|miniaturadaimagem|1090x1090px]]
[[Arquivo:anxsipac1.png|miniaturadaimagem|center|1090x1090px]]


:Para realizar a busca por contratos, informe o Número, o Novo Número e/ou o Ano do Contrato.
:Caso queira desistir da operação, clique em Cancelar. Esta opção será válida sempre que for apresentada.
:Exemplificaremos, informando o Ano do Contrato: 2020.
[[Arquivo:2contra.png|miniaturadaimagem|center|1090x1090px]]


:Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme a desistência na janela que será gerada, posteriormente. Esta ação será válida em todas as telas que estiver presente.
:Para retornar ao menu inicial do módulo, clique em Menu Contratos ou Menu Projetos, de acordo com o módulo acessado. Esta opção será válida sempre que for apresentada.
:Para retornar ao menu principal do módulo, clique em Portal Administrativo . Esta ação será a mesma sempre que for disponibilizada. Após informar os dados, clique em Buscar Contrato para dá sequência a operação. A lista de Contratos Encontrados será exposta abaixo dos campos de busca, conforme a página a seguir:
[[Arquivo:3contra.png|miniaturadaimagem|center|1090x1090px]]


:Para selecionar o contrato, clique no ícone de seta verde . A tela com os Dados Gerais do Contrato será exibida, contendo, também, os campos para preenchimento dos Dados da Ocorrência:
:Para prosseguir com a operação, o usuário deverá fazer a busca do contrato desejado, inserindo o seu Número e Ano nos campos especificados. Também será necessário informar o Tipo de Contrato, selecionando entre as opções Despesas, Auto incremento, Receita ou Acadêmico.


:Para inserir uma nova ocorrência, informe os seguinte campos:
:Exemplificaremos esta operação informando para o contrato, o Número 2, o Ano 2020 e selecionando o Tipo de Contrato Despesa. Após ter fornecido devidamente os dados solicitados, clique em Buscar para avançar com a operação e a tela a seguir será apresentada:


:Data da ocorrência referente ao contrato pré-escolhido. Se desejar clique neste ícone de calendário e utilize o calendário virtual;
[[Arquivo:anxsipac2.png|miniaturadaimagem|center|1090x1090px]]
:Descrição da ocorrência do contrato em questão;
:Documentos Associados a ocorrência do contrato;
:Providências/Observações que devem ser tomadas, caso julgue necessário acrescentar esta informação;
:Para anexar um Arquivo ao registro, clique em Selecionar arquivo e busque-o em seu computador.
:Exemplificaremos com a Data: 22/04/2020, a Descrição: Alteração na cláusula 6ª e o Arquivo: Relatório de Fiscalização


:Após buscar o arquivo em seu computador, clique em Associar Arquivo para adicioná-lo ao registro. A página será reconfigurada com a mensagem "arquivo associado com sucesso!".
:Na tela acima, o usuário poderá anexar arquivos ao referido contrato. Para isso, será necessário selecionar entre as opções listadas o Tipo do Anexo e clicar em Selecionar arquivo para escolher em seu computador o Arquivo Anexo.
[[Arquivo:4contra.png|miniaturadaimagem|center|1090x1090px]]


:Após definir todos os dados, clique em Cadastrar. O sistema exibirá uma mensagem de confirmação do cadastro e a nova ocorrência passará a constar na lista das Ocorrências já Inseridas, conforme figura abaixo:
:Iremos exemplificar optando pelo Tipo do Anexo Termo Aditivo e selecionando o Arquivo Anexo TERMO.doc. Após ter fornecido os dados solicitados, clique em Anexar para que o documento seja inserido ao contrato e a tela será recarregada com a seguinte mensagem de confirmação da ação no topo:
[[Arquivo:5contra.png|miniaturadaimagem|center|1090x1090px]]


:Se desejar alterar os dados de uma ocorrência, clique no ícone de lápis amarelo ao lado do ícone de lixeira. A seguinte tela será exposta:
[[Arquivo:anxsipac3.png|miniaturadaimagem|center|1090x1090px]]
[[Arquivo:6contra.png|miniaturadaimagem|center|1090x1090px]]


:Os campos presentes nesta tela já foram esclarecidos anteriormente, com exceção de um novo, a Justificativa, que deverá ser dada o porquê da alteração na ocorrência. As informações estão preenchidas com os dados de cadastro, porém habilitados para a alteração.
:Nos Arquivos do Contrato, o usuário poderá visualizar o arquivo inserido anteriormente no processo. Para isso, clique no ícone com seta verdade para baixo e a seguinte caixa de diálogo será apresentada para que o usuário escolha se deseja abrir o arquivo ou fazer o download do mesmo em seu computador:
:Como exemplo, a Data da ocorrência será modificada para 15/08/2015 e será dada a Justificativa: Justificativa da alteração.
 
:Após alterar os dados, clique em Atualizar para continuar com a ação. Uma mensagem de confirmação do sucesso da operação, será gerada no topo da página para definir a conclusão
[[Arquivo:anxsipac4.png|miniaturadaimagem|center|1090x1090px]]
 
:Clique em OK para confirmar a ação e o download do arquivo será automaticamente iniciado em seu computador.
 
:De volta à tela anterior, caso ache necessário remover algum dos documentos anexados, clique no ícone de lixeira e a janela para confirmação da ação será apresenta;
 
:Clique em OK para confirmar a ação e a seguinte mensagem de sucesso será exibida:


:Caso deseje excluir volte à lista das Ocorrências já Inseridas, clique no ícone para remover uma ocorrência já cadastrada. A página a seguir será passível de visualização:
[[Arquivo:7contra.png|miniaturadaimagem|center|1090x1090px]]


== Regras ==
== Regras ==
== FAQ ==
== FAQ ==
== Vídeo Tutorial ==
:https://youtu.be/khViqlk3Ng8

Edição atual tal como às 10h27min de 16 de setembro de 2020


Objetivo

Esta funcionalidade possibilita ao usuário anexar arquivos aos contratos da Instituição.

Pré-Requisitos

Gestor Contrato ou Gestor de Contratos Global.

Caminho

SIPAC → Módulos → Contratos → Geral → Contrato → Arquivos → Anexar Arquivos ao Contrato

Passo a Passo

O sistema exibirá a seguinte tela:
Anxsipac1.png
Caso queira desistir da operação, clique em Cancelar. Esta opção será válida sempre que for apresentada.
Para retornar ao menu inicial do módulo, clique em Menu Contratos ou Menu Projetos, de acordo com o módulo acessado. Esta opção será válida sempre que for apresentada.
Para prosseguir com a operação, o usuário deverá fazer a busca do contrato desejado, inserindo o seu Número e Ano nos campos especificados. Também será necessário informar o Tipo de Contrato, selecionando entre as opções Despesas, Auto incremento, Receita ou Acadêmico.
Exemplificaremos esta operação informando para o contrato, o Número 2, o Ano 2020 e selecionando o Tipo de Contrato Despesa. Após ter fornecido devidamente os dados solicitados, clique em Buscar para avançar com a operação e a tela a seguir será apresentada:
Anxsipac2.png
Na tela acima, o usuário poderá anexar arquivos ao referido contrato. Para isso, será necessário selecionar entre as opções listadas o Tipo do Anexo e clicar em Selecionar arquivo para escolher em seu computador o Arquivo Anexo.
Iremos exemplificar optando pelo Tipo do Anexo Termo Aditivo e selecionando o Arquivo Anexo TERMO.doc. Após ter fornecido os dados solicitados, clique em Anexar para que o documento seja inserido ao contrato e a tela será recarregada com a seguinte mensagem de confirmação da ação no topo:
Anxsipac3.png
Nos Arquivos do Contrato, o usuário poderá visualizar o arquivo inserido anteriormente no processo. Para isso, clique no ícone com seta verdade para baixo e a seguinte caixa de diálogo será apresentada para que o usuário escolha se deseja abrir o arquivo ou fazer o download do mesmo em seu computador:
Anxsipac4.png
Clique em OK para confirmar a ação e o download do arquivo será automaticamente iniciado em seu computador.
De volta à tela anterior, caso ache necessário remover algum dos documentos anexados, clique no ícone de lixeira e a janela para confirmação da ação será apresenta;
Clique em OK para confirmar a ação e a seguinte mensagem de sucesso será exibida:


Regras

FAQ

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