Mudanças entre as edições de "Andamento das Aulas"
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:*'''Adicionar Arquivos''' - Esta funcionalidade permite ao docente associar arquivos a um tópico de aula. | :*'''Adicionar Arquivos''' - Esta funcionalidade permite ao docente associar arquivos a um tópico de aula. | ||
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:'''Botão Browse''' - Utilize esse botão para associar o arquivo à Turma Virtual. Após selecionar o arquivo, clique no '''botão Adicionar'''. Realize essa operação quantas vezes necessárias. Em outras palavras, o docente poderá adicionar vários arquivos à Turma Virtual. | :'''Botão Browse''' - Utilize esse botão para associar o arquivo à Turma Virtual. Após selecionar o arquivo, clique no '''botão Adicionar'''. Realize essa operação quantas vezes necessárias. Em outras palavras, o docente poderá adicionar vários arquivos à Turma Virtual. | ||
:'''Criar em | :'''Criar em''' - Indica a disciplina, a qual o tópico está associado. | ||
:'''Notificação''' - Ao ser selecionado, permite ao docente enviar notificações, por email, ao discente sobre o tópico de aula. | :'''Notificação''' - Ao ser selecionado, permite ao docente enviar notificações, por email, ao discente sobre o tópico de aula. | ||
:Após realizar as etapas acima, clique no '''botão Enviar Arquivos''' para finalizar a operação ou no '''botão Cancelar''' para invalidar os dados digitados. | :Após realizar as etapas acima, clique no '''botão Enviar Arquivos''' para finalizar a operação ou no '''botão Cancelar''' para invalidar os dados digitados. | ||
:*'''Adicionar Arquivos do Porta-Arquivo''' - | :*'''Adicionar Arquivos do Porta-Arquivo''' - Esta funcionalidade permite ao docente gerenciar os diretórios e subdiretórios para organização dos arquivos. | ||
:Conforme a imagem acima, o espaço em disco disponível para armazenamento de arquivos é, no máximo, 2GB (2048 MB). | |||
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:Observe que a pasta raiz (pasta principal - conterá todas as pastas) é chamada '''Meus Arquivos'''. A partir dele, todas os outros diretórios (pastas) serão criados. | |||
:Na pasta raiz, como mostrado na figura acima, foi criado um subdiretório "LPO06", representando uma pasta para os arquivos da disciplina Língua Portuguesa. | |||
:'''Criar Nova Pasta''' | |||
:Para criar um novo diretório, clique na opção '''Nova Pasta'''. | |||
:Na nova janela, escolha se a pasta será subdiretório (subpasta) de '''Meus Arquivos''' ou de '''LPO06''', por exemplo. | |||
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:Digite um nome para o subdiretório e, em seguida, clique no '''botão Criar'''. | |||
:Se a operação foi realizada sem problemas, a mensagem "Pasta criada com sucesso" será exibida. Clique em '''OK''' na mensagem. | |||
:Se a opção foi por criar um subdiretório em '''Meus Arquivos''', a configuração dos diretórios será a seguinte: | |||
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:Caso a opção escolhida fosse a pasta LPO06, a pasta LE161 seria criada dentro da primeira pasta. | |||
:'''Alterar Pasta''' | |||
:Esta opção permite ao docente editar o nome de uma pasta e também movê-la para outro diretório. | |||
:Por exemplo, se o docente deveria criar uma pasta em LPO06, mas o fez diretamente em '''Meus Arquivos''', siga os seguintes passos: | |||
:Clique na pasta que se deseja editar. | |||
:Clique em Alterar Pasta | |||
:Clique na pasta e, em seguida, clique em '''Alterar Pasta'''. | |||
:*'''Cadastrar Chat''' - | :*'''Cadastrar Chat''' - | ||
:*'''Cadastrar Conteúdo''' - | :*'''Cadastrar Conteúdo''' - |
Edição das 13h23min de 13 de dezembro de 2018
Objetivo
- Esta funcionalidade permite ao docente conferir o conteúdo cadastrado para determinada turma. Esta funcionalidade lista o conteúdo cadastrado na seção Cronograma de Aulas da funcionalidade Plano de Curso que também exibirá o tópico de aula cadastrado na presente funcionalidade.
Pré-Requisitos
Caminho
- Turma Virtual > Conteúdo Programado
Passo a Passo
- Acesse a funcionalidade conforme o caminho especificado na seção Caminho
- A tela seguinte mostrará uma tabela onde estão definidos os tópicos de aulas e suas respectivas datas. É uma página para gerenciamento dos tópicos de aulas planejados pelo docente.
- É possível cadastrar um novo tópico e editar qualquer outro tópico nesta página. Para isso, proceda como a seguir:
- Para cadastrar, digite um tópico relacionando-o a uma das datas apresentadas. Clique no botão Cadastrar.
- Para editar o nome do tópico, realize a edicao e, em seguida, clique no botão Cadastrar.
- OBS! Não é possível remover um tópico apagando o conteúdo e clicando, posteriormente, no botão Cadastrar.
- Caso o propósito seja o de remover um tópico, clique no botão <<Voltar.
- A seguinte tela será exibida:
- Para os tópicos já cadastrados, é possível observar as datas de início e fim da aula, e as seguintes possíveis operações disponíveis:
- Visualizar - Permite rever o tópico. Clique no ícone da lupa.
- A seguinte imagem será exibida.
- Caso seja possível realizar alguma edição nas informações, clique no botão Editar na figura acima.
- A edição pode ser realizada, conforme a funcionalidade Editar do ícone em amarelo, explicado no tópico abaixo.
- Esconder - Permite esconder o tópico aos discentes, embora esta ação não apague o tópico da lista apresentada ao docente. Clique no ícone do olho.
- O ícone do olho aberto tornar-se-á um ícone do olho fechado, conforme a região destacada em amarelo na figura abaixo.
- Uma mensagem de operação bem sucedida será exibida.
- Editar - Permite realizar retificações nas informações cadastradas para o tópico. Clique no ícone em amarelo.
- Na tela a seguir, realize os ajustes necessários.
- Entre as funcionalidades apresentadas na imagem acima, o docente pode tornar o tópico visível ou não, escolhendo entre as opções no campo Visível.
- Além disso, é possível cancelar a aula. Para esse fim, selecione a opção Cancelar Aula, conforme a região destacada em amarelo na figura abaixo. Então, o campo Descrição será setado com o conteúdo Não Haverá Aula.
- O docente pode personalizar o tópico de aula com questionários, vídeos, referências bibliográficas, por exemplo. Para esse fim, acesse a funcionalidade destacada em amarelo na figura abaixo e cadastre a atividade desejada.
- Mostraremos a seguir algumas das funcionalidades da opção explicitada acima.
- Adicionar Arquivos - Esta funcionalidade permite ao docente associar arquivos a um tópico de aula.
- Ao selecionar esta opção, a seguinte tela será exibida:
- No campo Pasta, escolha uma pasta ou crie uma nova pasta para salvar o(s) arquivo(s).
- No campo Tópico de Aula, escolha um tópico de aula para associar ao(s) arquivo(s).
- [Opcional] No campo Nome, digite um nome para o arquivo para ser visualizado pelos discentes. Caso este campo não seja preenchido, o nome visível será o do arquivo.
- [Opcional] No campo Descrição, escreva um breve comentário sobre o arquivo.
- Botão Browse - Utilize esse botão para associar o arquivo à Turma Virtual. Após selecionar o arquivo, clique no botão Adicionar. Realize essa operação quantas vezes necessárias. Em outras palavras, o docente poderá adicionar vários arquivos à Turma Virtual.
- Criar em - Indica a disciplina, a qual o tópico está associado.
- Notificação - Ao ser selecionado, permite ao docente enviar notificações, por email, ao discente sobre o tópico de aula.
- Após realizar as etapas acima, clique no botão Enviar Arquivos para finalizar a operação ou no botão Cancelar para invalidar os dados digitados.
- Adicionar Arquivos do Porta-Arquivo - Esta funcionalidade permite ao docente gerenciar os diretórios e subdiretórios para organização dos arquivos.
- Conforme a imagem acima, o espaço em disco disponível para armazenamento de arquivos é, no máximo, 2GB (2048 MB).
- Observe que a pasta raiz (pasta principal - conterá todas as pastas) é chamada Meus Arquivos. A partir dele, todas os outros diretórios (pastas) serão criados.
- Na pasta raiz, como mostrado na figura acima, foi criado um subdiretório "LPO06", representando uma pasta para os arquivos da disciplina Língua Portuguesa.
- Criar Nova Pasta
- Para criar um novo diretório, clique na opção Nova Pasta.
- Na nova janela, escolha se a pasta será subdiretório (subpasta) de Meus Arquivos ou de LPO06, por exemplo.
- Digite um nome para o subdiretório e, em seguida, clique no botão Criar.
- Se a operação foi realizada sem problemas, a mensagem "Pasta criada com sucesso" será exibida. Clique em OK na mensagem.
- Se a opção foi por criar um subdiretório em Meus Arquivos, a configuração dos diretórios será a seguinte:
- Caso a opção escolhida fosse a pasta LPO06, a pasta LE161 seria criada dentro da primeira pasta.
- Alterar Pasta
- Esta opção permite ao docente editar o nome de uma pasta e também movê-la para outro diretório.
- Por exemplo, se o docente deveria criar uma pasta em LPO06, mas o fez diretamente em Meus Arquivos, siga os seguintes passos:
- Clique na pasta que se deseja editar.
- Clique em Alterar Pasta
- Clique na pasta e, em seguida, clique em Alterar Pasta.
- Cadastrar Chat -
- Cadastrar Conteúdo -
- Cadastrar Enquete -
- Cadastrar Fórum -
- Cadastrar Questionário -
- Cadastrar Rótulo -
- Cadastrar Referência -
- Cadastrar Tarefa -
- Cadastrar Vídeo -
- Remover - Permite ao docente remover o tópico de aula. Clique no ícone da lixeira.
- Os botões citados estão ao final da lista apresentada, conforme a figura a seguir.