Mudanças entre as edições de "Cadastrar Banca de Defesa Antiga Pelo Coordenador"
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* O discente deve estar matriculado em uma "Atividade de Dissertação/Tese". Caso ele ainda não esteja, pode-se matriculá-lo momentos antes do cadastro da banca. | * O discente deve estar matriculado em uma "Atividade de Dissertação/Tese". Caso ele ainda não esteja, pode-se matriculá-lo momentos antes do cadastro da banca. | ||
* Deve ser cadastrada uma orientação acadêmica para o discente. | * Deve ser cadastrada uma orientação acadêmica para o discente. | ||
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Edição das 12h28min de 31 de março de 2021
Cadastrar Banca de Defesa Antiga (Coordenador) (Cadastrar Defesa de Aluno Concluído)
Objetivo
Esta funcionalidade tem como finalidade incluir no sistema apenas as bancas de defesa que ocorreram antes da migração dos discentes do sistema SIG@ para o sistema do SIGAA.
Pré-requisitos
- O discente tem que estar com o status Concluído.
- O discente deve estar matriculado em uma "Atividade de Dissertação/Tese". Caso ele ainda não esteja, pode-se matriculá-lo momentos antes do cadastro da banca.
- Deve ser cadastrada uma orientação acadêmica para o discente.
Perfis de Acesso
- Gestor Stricto Sensu
- Coordenador, vice, ou secretário de PPG.
Caminho
‘SIGAA → Módulos → Portal Coord. Stricto Sensu → Aluno → Conclusão → Cadastrar Bancas → Cadastrar Defesa de Aluno Concluído.’
Passo a Passo
Acessar Portal do Coordenador Stricto Sensu
Ao entrar no SIGAA, selecione o módulo Portal do Coordenador Stricto Sensu no Menu Principal.
Selecionar Opção Cadastrar Defesa de Aluno Concluído
No portal do Coordenador Stricto Sensu, coloque o mouse em cima do ícone “Aluno”.
No menu suspenso que irá aparecer, vá até a opção “Conclusão”, vá até a opção “Cadastrar Bancas”, e clique na opção “Cadastrar Defesa de Aluno Concluído”.
Buscar Discente
Nesta tela é possível utilizar uma das 3 opções de busca (item 1) para localizar o discente que terá sua banca de defesa antiga cadastrada.
Após preencher os dados solicitados, clique no botão “Buscar” (item 2) o resultado da busca aparecerá abaixo da tela de buscar discente.
Selecione o discente desejado clicando no ícone verde (item 3),
Preencher Detalhes Para a Banca de Defesa Antiga
Após selecionar o discente, a tabela abaixo será exibida. Nela haverá informações pessoais do discente, e campos para preenchimento do trabalho de Tese ou Dissertação do mesmo.
Os campos apresentados serão detalhados abaixo:
Local: Cadastre o local onde foi realizado a defesa; Páginas: A quantidade de páginas do trabalho; Data: Clique no ícone de calendário para inserir a data pelo calendário ou, se preferir, digite a data diretamente no campo sem a necessidade de usar caracteres especiais; Hora: Forneça a hora que a defesa ocorreu; Grande Área: Corresponde a Grande área do trabalho a ser apresentado; Área: Referente à área do trabalho; Arquivo: Clique no botão “Escolher Arquivo” para fazer upload do trabalho do discente no SIGAA; Link do arquivo BDTD: Informe o link de acesso ao trabalho defendido pelo discente na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.
Logo após, o preenchimento, preencha os 3 grandes campos de composição de texto, que são, respectivamente: Título: Informe o título do trabalho; Resumo: Cadastre o resumo do trabalho; Palavras-Chave: Informe as palavras-chaves que se referem ao trabalho. Se desejar, utilize as ferramentas de formatação disponibilizadas pelo sistema.
Caso o trabalho contenha versões em outro idioma, é possível cadastrá-lo alternando entre as abas do item 1, e selecionando um dos idiomas que estão disponíveis.
Após preencher todos os dados, clique no botão “Próximo passo”.
Adicionar Membros da Banca
Nesta tela você irá adicionar todos os membros que participarão da banca conforme a necessidade do programa.
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No item 1 deverá ser marcado a opção da função de cada membro que será adicionado à banca. Escolha entre um, e após isso selecione um docente na opção “Docente do programa”. Informe se a banca foi realizada por videoconferência ou não.
Após selecionar o primeiro membro, clique no botão “Adicionar Membro” e selecione os próximos.
Examinadores Externos Ao Programa
Para incluir examinadores que não sejam do programa do discente, será necessário fazer as seguintes buscas:
(estou com duvidas nessas observações desse tópico: Essas seleções estão corretas? O que significaria unidade aqui nesse contexto?) Resposta: Unidade, nesse contexto, indica lotação. Órgão em que o docente/servidor está lotado.
Existem dois conceitos diferentes que geram a confusão: Existe o docente do Programa/Unidade e existe o docente que pertence a equipe do Programa (manual).
- Examinadores externos ao programa:
Marcar Externo ao Programa aqui quer dizer externo à equipe de docentes do programa. Ao marcar abre 3 opções de filtros: Todos da UFPE: todos de fora da equipe do programa. Somente da minha unidade: considerar somente docentes de mesma unidade de lotação. Somente externos: considerar somente docentes que não são da mesma unidade de lotação.
Você poderá optar em visualizar todos os docentes da UFPE; Optar por visualizar externos que sejam da sua unidade; Optar por visualizar externos que não sejam da sua unidade.
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- Examinadores Externos à Instituição
Para esses examinadores, as vezes será necessário criar um cadastro para eles. Para criar esse cadastro, basta clicar na opção “Cadastrar Novo Membro” (item 2), e o formulário abaixo será apresentado:
O formulário de cadastro de docente externo é quase o mesmo tanto para nacional quanto estrangeiro. A única diferença é a inclusão do campo “Passaporte” no formulário do docente estrangeiro.
Ao finalizar o cadastro, clique no botão “Adicionar Membro”.
Quando o docente já está cadastrado, é só informar o primeiro nome dele no campo “Nome” (item 1), e ao aparecer, clique no nome. Automaticamente os campos serão preenchidos. Clique no botão “Adicionar Membro” (item 3) e o docente será adicionado a lista de docentes da banca (item 4 e 5).
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Com todos os membros cadastrados, clique no botão “Próximo Passo”.
Revisar Informações
Após ter clicado no botão “Próximo Passo”, o sistema exibirá a tela abaixo com o resumo de todas as informações adicionadas até o momento.
Revise as informações e, caso haja alguma coisa que precise ser alterada, ou adicionada, clique em algum dos botões “Dados Gerais” ou “Membros da Banca” conforme for a necessidade de alteração.
Para cancelar a solicitação, clique no botão “Cancelar”.
Se todas as informações estiverem corretas, marque a opção do Termo de Responsabilidade, digite sua senha no campo “Senha” e clique no botão “Confirmar”.
Confirmar Solicitação
Ao finalizar o procedimento, a mensagem de “Banca cadastrada com sucesso!” será exibida na tela inicial do portal do Coordenador Stricto Sensu.