Mudanças entre as edições de "Cálculos de Discente"

De Manuais de Sistemas
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(2 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 21: Linha 21:
== Perfis de Acesso ==
== Perfis de Acesso ==


* Gestor Stricto Sensu (PROPESQ)
* Gestor Stricto Sensu.


== Caminho ==
== Caminho ==
Linha 39: Linha 39:
[[Arquivo:CalcS1.png]]
[[Arquivo:CalcS1.png]]


* Pesquisar por um aluno e selecioná-lo;
=== Buscar Discente ===


* Habilitar '''Zerar Integralizações''', se achar necessário;
Nesta tela de busca, basta digitar o primeiro nome do discente que deseja calcular integralizações e aparecerá uma lista de discentes contendo "'''Número de Matrícula'''", "'''Nome completo'''" e "'''Status'''".


* Clicar em '''Calcular''' para processar as atividades acadêmicas do aluno;
[[Arquivo:Calculo de discentes - buscar.jpg]]
 
=== Realizar Cálculo ===
 
Nesta tela você pode optar por calcular habilitando "'''Zerar Integralizações'''" (clicando na opção "Sim"), se achar necessário;
 
Ou apenas clicar no botão "'''Calcular'''" (Selecionando a opção "Não" em "Zerar Integralizações'''"''') para processar as atividades acadêmicas do aluno;


[[Arquivo:CalcS2.png]]
[[Arquivo:CalcS2.png]]


=== Finalizar Cálculo ===


* Ao terminar o processamento, a tela apresentará a seguinte mensagem de sucesso:
Ao terminar o processamento, a tela apresentará a seguinte mensagem de sucesso:


[[Arquivo:CalcS3.png]]
[[Arquivo:CalcS3.png]]

Edição atual tal como às 06h27min de 26 de julho de 2020


Objetivo

Esta funcionalidade permite aos Gestores Stricto Sensu calcular o Coeficiente de Rendimento (CR) e as Integralizações de um determinado discente de Pós-Graduação.

Em detalhes, a funcionalidade processa e atualiza os seguintes dados do aluno:

  • Redefine o tipo dos componentes curriculares que aluno cursou (ou aproveitou, dispensou), sendo obrigatórios ou optativos, com base na estrutura curricular que o aluno está associado atualmente.
  • Atualiza a carga horária cumprida e os créditos obtidos. Diferenciando os componentes obrigatórios e optativos.
  • Atualiza o valor do CR.
  • Atualiza o prazo para conclusão do curso do aluno com base no prazo máximo de conclusão informado no currículo, já contabilizando um aumento ou redução do prazo devido a eventuais trancamentos, prorrogações e antecipações solicitadas pelo aluno e aprovadas pela coordenação do curso.
  • Verifica se aluno já cumpriu as atividades de defesa e atualiza o status do aluno para DEFENDIDO, se for o caso.

Pré-requisitos

Perfis de Acesso

  • Gestor Stricto Sensu.

Caminho

Módulo Stricto Sensu → Alunos → Outras Operações → Cálculos de Discente

Passo a Passo

Ao entrar no SIGAA, selecione o módulo Stricto Sensu no Menu Principal.

Tela de Módulo - Gestor Stricto Sensu.jpg

Acessar Funcionalidade Cálculos de Discente

  • Acessar a aba Alunos > Outras Operações > Cálculos de Discente;

CalcS1.png

Buscar Discente

Nesta tela de busca, basta digitar o primeiro nome do discente que deseja calcular integralizações e aparecerá uma lista de discentes contendo "Número de Matrícula", "Nome completo" e "Status".

Calculo de discentes - buscar.jpg

Realizar Cálculo

Nesta tela você pode optar por calcular habilitando "Zerar Integralizações" (clicando na opção "Sim"), se achar necessário;

Ou apenas clicar no botão "Calcular" (Selecionando a opção "Não" em "Zerar Integralizações") para processar as atividades acadêmicas do aluno;

CalcS2.png

Finalizar Cálculo

Ao terminar o processamento, a tela apresentará a seguinte mensagem de sucesso:

CalcS3.png

Regras

  • O Coeficiente de Rendimento é calculado conforme fórmula abaixo, usando 2 casas decimais sem arredondamento superior.

Stricto coeficiente rendimento.png

Valores numéricos dos conceitos: A = 4; B = 3; C = 2; D = 1.

  • A opção Zerar Integralizações marcada indica que todos os componentes curriculares que aluno cursou terão o seu tipo (obrigatório ou optativo) zerado para serem redefinidos durante a operação.

Observações

FAQ

Referências

Cálculos de Discente - UFRN

Cálculos de Discente - Caso de Uso UFRN