Mudanças entre as edições de "Gerenciar Tópicos de Aula"
Ir para navegação
Ir para pesquisar
Linha 69: | Linha 69: | ||
=== Alterar === | === Alterar === | ||
Esta funcionalidade permite realizar retificações nas informações cadastradas para o tópico. Clique no ícone [[Arquivo:Editar.png]] para realizar as alterações necessárias. | :Esta funcionalidade permite realizar retificações nas informações cadastradas para o tópico. Clique no ícone [[Arquivo:Editar.png]] para realizar as alterações necessárias. | ||
:Na tela a seguir, realize os ajustes necessários. | :Na tela a seguir, realize os ajustes necessários. | ||
[[Arquivo:Editar_topico.png]] | [[Arquivo:Editar_topico.png]] |
Edição das 10h21min de 2 de janeiro de 2019
Objetivo
- Esta funcionalidade permite ao docente gerenciar os tópicos de aula que serão ministrados durando o período letivo.
Pré-Requisitos
- Docente vinculado à Unidade Gestora
Caminho
- Menu Turma Virtual > Turma > Tópicos de Aula
Passo a Passo
- Acesse a funcionalidade, de acordo com a instrução especificada na seção Caminho.
- Na tela seguinte, o docente poderá gerenciar os tópicos de aula a partir das opções: Criar Tópicos de Aula, Gerenciar Todos e Cronog. Gráfico de Aulas.
Criar Tópico de Aula
- A tela seguinte será exibida:
- Nos campos Data Inicial e Data Final, defina o período em que determinado tópico será ministrado.
- No campo Descrição digite um título para o tópico.
- [Opcional] No campo Cor de fundo, defina uma cor para o tópico.
- [Opcional] No campo Contéudo, escreva um contéudo para o tópico.
- [Opcional] No campo Tópico Pai, defina a qual tópico está relacionado o tópico que está sendo criado.
- No campo Criar em, selecione a(as) turma(s) virtual(is) e disciplina as quais o tópico estará disponível para visualização pelos discentes.
- No campo Visível, selecione sim para visualização pelos discentes e não para constar apenas na área do docente.
- [Opcional] No campo Cancelar Aula, marque o checkbox para que a aula seja cancelada. Imediatamente, o campo Descrição será preenchido com a mensagem Não Haverá Aula.
- No campo Docentes, selecione o docente responsável pelo tópico de aula.
- Clique no botão Cadastrar para persistir as informações fornecidas.
- Clique no botão <<Voltar para voltar à página inicial de Tópicos de Aula.
- Clique no botão Cancelar para descartar a operação.
Gerenciar Todos
- O botão permite gerenciar todos os tópicos de aula cadastrados pelo docente.
- Vale salientar que apenas a descrição do tópico estará listada nesta funcionalidade. Seus detalhes podem ser gerenciados em Plano de Curso.
- Outra maneira de obter a mesma funcionalidade deste botão é acessar Conteúdo programado (Andamento das aulas), no Menu Turma Virtual do docente.
Cronog. Gráfico de Aulas
- Clique no botão <<Voltar para acessar a tela inicial de Tópicos de Aula.
- Clique no botão Cancelar para desistir da operação.
- Além de fornecer as opções de criar tópico de aula, gerenciar tópico e visualizar gráfico, a tela inicial também apresenta uma lista de tópicos que podem ser gerenciados pelo docente. Entre as ações disponíveis estão: Visualizar, Esconder/Exibir, Alterar, Remover Tópico, conforme a imagem abaixo.
Visualizar
- Permite rever o tópico e seus arquivos relacionados. Clique no ícone .
- A seguinte imagem será exibida:
- Na imagem acima, observe que todo o material relacionado à aula foi exibido na tabela de título Conteúdo deste Tópico de Aula.
- Caso seja de interesse realizar alguma edição nas informações, clique no botão Editar na figura acima.
- A edição pode ser realizada, conforme a funcionalidade Alterar do ícone , explicada na seção correspondente a seguir.
Esconder/Exibir
- A funcionalidade Exibir permite ao docente mostrar um tópico que foi previamente preparado em seu ambiente de trabalho. Pode ser executado ao clicar no ícone .
- A funcionalidade Esconder permite ao docente esconder um tópico que foi previamente preparado em seu ambiente de trabalho, ou seja, apesar de criado, o tópico não ficará visível aos discentes. A ação pode ser executada ao clicar no ícone .
Alterar
- Esta funcionalidade permite realizar retificações nas informações cadastradas para o tópico. Clique no ícone para realizar as alterações necessárias.
- Na tela a seguir, realize os ajustes necessários.
- Entre as funcionalidades apresentadas na imagem acima, o docente pode tornar o tópico visível ou não, escolhendo entre as opções no campo Visível.
- Além disso, é possível cancelar a aula. Para esse fim, selecione a opção Cancelar Aula, conforme a região destacada em amarelo na figura abaixo. Então, o campo Descrição será setado com o conteúdo Não Haverá Aula.