Mudanças entre as edições de "Cadastrar Concurso/Processo seletivo"

De Manuais de Sistemas
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(13 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
[[Categoria:Cadastrar Concurso]]
== Objetivo ==
== Objetivo ==
Esta funcionalidade tem como objetivo permitir aos usuários realizar o cadastro das informações referentes a todos os concursos e processos seletivos realizados na Instituição.   
Esta funcionalidade tem como objetivo permitir aos usuários realizar o cadastro das informações referentes a todos os concursos e processos seletivos realizados na Instituição.   


== Passo a passo ==
== Passo a passo ==
Para fazer uso dessa funcionalidade, acesse o ''SIGRH -> Módulos -> Concurso -> Processo Seletivo -> Cadastrar Concurso/Processo Seletivo''.
Para fazer uso dessa funcionalidade, acesse o ''SIGRH -> Módulos -> Concurso -> Processo Seletivo -> Concurso -> Cadastrar Concurso/Processo Seletivo''.


O sistema irá apresentar a seguinte tela:
O sistema irá apresentar a seguinte tela:


[[Arquivo:Cadastrar-Alterar_Tipos_de_Documentos_de_Concurso.png | 800px]]
[[Arquivo:Cadastro_concurso.png |872x872px]]


Para realizar o cadastro o usuário deverá preencher os campos com as seguintes informações:
Para realizar o cadastro o usuário deverá preencher os campos com as seguintes informações:
* ''Denominação:'' Forneça uma denominação que caracterize o documento que será cadastrado;
* ''Tipo do Concurso'': Selecione o tipo do concurso entre as opções ''Concurso'' e ''Processo Seletivo'';
* ''Sigla:'' Se deseja forneça uma sigla referente a denominação informada na opção anterior;
* ''Categoria do Concurso'': Selecione a categoria do concurso a partir das opções disponibilizadas pelo sistema;
* ''Gênero:'' Se desejar selecione um gênero com as opções disponíveis;
* ''Origem do Concurso'': Selecione a origem do concurso através das opções que são fornecidas pelo sistema;
* ''Descrição:'' Se deseja poderá descrever alguma observação sobre o documento que está sendo cadastrado.
* ''Permite Cadastro de Vagas para Banco de Equivalentes?'': Selecione ''Sim'' ou ''Não'' para especificar se o usuário permite ou não o cadastro de vagas para banco de equivalentes;
* ''Qtd. de Vagas Autorizadas'': Especifique a quantidade de vagas autorizadas;
* ''Qtd. de Vagas para o Edital'': Informe o número de vagas para o edital;
* ''Informações Publicadas Externamente?'': Se desejar o usuário deverá informar se o concurso deve ficar disponível no Portal Público do SIGRH;
* ''Exigir Documentos do Candidato?'': Caso seja marcado ''Sim'', o usuário deverá selecionar os documentos (cadastrados em [[Cadastrar/Alterar Tipos de Documentos de Concurso]]) que serão exigidos no ato da inscrição do candidato.
* ''Exigir Currículo?'': Caso seja marcado ''Sim'', será utilizado o formulário de Currículo cadastrado previamente para a Categoria do concurso no ato da inscrição do Candidato.
** '''ATENÇÃO:''' Esta opção não deve ser utilizada na UFPE. Deve-se marcar sempre a opção ''Não''.
* ''Período de Inscrição'': Defina a data inicial  e final para o período de inscrições no concurso ou processo seletivo;
* ''Período de Isenção da Taxa de Inscrição'': Especifique a data inicial e final referente ao período de isenção da taxa de inscrição no concurso ou processo seletivo, deve ter data final anterior à data final do período de inscrição;
* ''Período de Declinação do Pedido de Cota Racial'': Preenchimento não obrigatório, período posterior ao de inscrições para o candidato alterar a opção de ingresso via cota racial;
* ''Período de Envio do Comprovante de Pagamento'': Preenchimento não obrigatório, período posterior ao de inscrições para o candidato enviar o comprovante de pagamento da GRU caso o seu pagamento ainda não tenha sido detectado;
* ''Período de Envio do MPAP e Documento com Foto'': Caso a opção ''Exigir Documentos do Candidato?'' seja ''Sim'', e o tipo de envio do documento seja 'MPAP e Documento com Foto'. Os documentos não serão exigidos no ato da inscrição, porém ficará disponível na área do candidato para upload no período indicado.
* ''Data de publicação das inscrições homologadas'': Informe a data de publicação das inscrições que foram homologadas;
* ''Observações'': Se desejar, utilize o espaço em branco para inserir observações.
Em seguida, será exibida a mensagem de confirmação do cadastro:
Em seguida, será exibida a mensagem de confirmação do cadastro:


''"Tipo de Documento de Concurso cadastrado(a) com sucesso!"''.
''"Concurso cadastrado com sucesso!"''.
 
Realizado o cadastro, o usuário poderá alterar ou remover esse documento cadastrado.
 
Se desejar alterar os dados de um documento, o usuário deverá clicar no ícone ''Alterar'', fazer as devidas alterações e em seguida, será exibida a mensagem confirmando o processo:
 
''"Tipo de Documento de Concurso alterado(a) com sucesso.".''
 
Se desejar remover um documento, deverá clicar no ícone ''Remover''. Em seguida, será exibida a mensagem confirmando o processo:
 
"''Tipo de Documento de Concurso removido(a) com sucesso''".


== FAQ ==
== FAQ ==
[[Categoria:Portal do Servidor]]
== Referências ==
== Referências ==
* [https://docs.info.ufrn.br/doku.php?id=suporte:manuais:sigrh:concursos:lista Wiki UFRN]
* [https://docs.info.ufrn.br/doku.php?id=suporte:manuais:sigrh:concursos:processo_seletivo:concurso:cadastrar_concurso_processo_seletivo Wiki UFRN]

Edição atual tal como às 13h40min de 8 de agosto de 2022

Objetivo

Esta funcionalidade tem como objetivo permitir aos usuários realizar o cadastro das informações referentes a todos os concursos e processos seletivos realizados na Instituição.

Passo a passo

Para fazer uso dessa funcionalidade, acesse o SIGRH -> Módulos -> Concurso -> Processo Seletivo -> Concurso -> Cadastrar Concurso/Processo Seletivo.

O sistema irá apresentar a seguinte tela:

Cadastro concurso.png

Para realizar o cadastro o usuário deverá preencher os campos com as seguintes informações:

  • Tipo do Concurso: Selecione o tipo do concurso entre as opções Concurso e Processo Seletivo;
  • Categoria do Concurso: Selecione a categoria do concurso a partir das opções disponibilizadas pelo sistema;
  • Origem do Concurso: Selecione a origem do concurso através das opções que são fornecidas pelo sistema;
  • Permite Cadastro de Vagas para Banco de Equivalentes?: Selecione Sim ou Não para especificar se o usuário permite ou não o cadastro de vagas para banco de equivalentes;
  • Qtd. de Vagas Autorizadas: Especifique a quantidade de vagas autorizadas;
  • Qtd. de Vagas para o Edital: Informe o número de vagas para o edital;
  • Informações Publicadas Externamente?: Se desejar o usuário deverá informar se o concurso deve ficar disponível no Portal Público do SIGRH;
  • Exigir Documentos do Candidato?: Caso seja marcado Sim, o usuário deverá selecionar os documentos (cadastrados em Cadastrar/Alterar Tipos de Documentos de Concurso) que serão exigidos no ato da inscrição do candidato.
  • Exigir Currículo?: Caso seja marcado Sim, será utilizado o formulário de Currículo cadastrado previamente para a Categoria do concurso no ato da inscrição do Candidato.
    • ATENÇÃO: Esta opção não deve ser utilizada na UFPE. Deve-se marcar sempre a opção Não.
  • Período de Inscrição: Defina a data inicial e final para o período de inscrições no concurso ou processo seletivo;
  • Período de Isenção da Taxa de Inscrição: Especifique a data inicial e final referente ao período de isenção da taxa de inscrição no concurso ou processo seletivo, deve ter data final anterior à data final do período de inscrição;
  • Período de Declinação do Pedido de Cota Racial: Preenchimento não obrigatório, período posterior ao de inscrições para o candidato alterar a opção de ingresso via cota racial;
  • Período de Envio do Comprovante de Pagamento: Preenchimento não obrigatório, período posterior ao de inscrições para o candidato enviar o comprovante de pagamento da GRU caso o seu pagamento ainda não tenha sido detectado;
  • Período de Envio do MPAP e Documento com Foto: Caso a opção Exigir Documentos do Candidato? seja Sim, e o tipo de envio do documento seja 'MPAP e Documento com Foto'. Os documentos não serão exigidos no ato da inscrição, porém ficará disponível na área do candidato para upload no período indicado.
  • Data de publicação das inscrições homologadas: Informe a data de publicação das inscrições que foram homologadas;
  • Observações: Se desejar, utilize o espaço em branco para inserir observações.

Em seguida, será exibida a mensagem de confirmação do cadastro:

"Concurso cadastrado com sucesso!".

FAQ

Referências