Mudanças entre as edições de "Cadastrar Enquete"

De Manuais de Sistemas
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com 'Categoria:Módulos Fundamental e Médio == Objetivo == :Esta funcionalidade permite ao docente realizar uma enquete com a turma virtual. == Pré-Requisitos == == Caminh...')
 
 
(21 revisões intermediárias por um outro usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
[[Categoria:Módulos Fundamental e Médio]]
[[Categoria:Módulos Fundamental e Médio]]
[[Categoria: Turma Virtual Docente]]


== Objetivo ==
== Objetivo ==
Linha 5: Linha 7:


== Pré-Requisitos ==
== Pré-Requisitos ==
*Docente vinculado à instituição gestora.


== Caminho ==
== Caminho ==
*Portal do Docente > Minhas Turmas no Semestre > Componente Curricular > Menu Turma Virtual > Atividades > Enquetes


== Passo a Passo ==
== Passo a Passo ==
[[Arquivo:Cadastrar_enquete.png]]
[[Arquivo:Cadastrar_enquete.png]]
:No '''campo Título''', crie um título para a enquete.
 
:No '''campo Publicada''', selecione se a enquete já está disponível para votação.
:Os campos a serem preechidos e seus objetivos estão especificados abaixo:
:No '''campo Prazo de Votação''', defina a data e hora limite para disponibilidade da enquete.
*'''Título'''
:No '''campo Tópico de Aula''', selecione o tópico de aula ao qual a enquete está associada.
:Insira um título para a enquete.
:No '''campo Respostas''', escreva as sugestões de respostas para a enquete. Para adicionar mais repostas a serem respondidas, clique no '''botão Adicionar Resposta'''.
*'''Publicada'''
:Selecione '''Sim''' se a enquete já está disponível para votação.
*'''Prazo de Votação'''
:Defina a data e hora limite para disponibilidade da enquete.
*'''Tópico de Aula'''
:Selecione o tópico de aula ao qual a enquete estará associada.
*'''Respostas'''
:Escreva as sugestões de respostas para a enquete. Para adicionar mais repostas a serem respondidas, clique no '''botão Adicionar Resposta'''.
:Caso apenas uma resposta seja possível, selecione a opção '''Sim''' para restringir a resposta a uma única entre todas apresentadas. Caso não seja este o objetivo, selecione a opção '''Não'''.
:Caso apenas uma resposta seja possível, selecione a opção '''Sim''' para restringir a resposta a uma única entre todas apresentadas. Caso não seja este o objetivo, selecione a opção '''Não'''.
:No '''campo Notificação''', realize a seleção para determinar que o discente receberá a notificação, via email.
*'''Notificação'''
:Clique no '''botão Cadastrar''' para concluir o processo de cadastro.
:Realize a seleção para determinar que o discente receberá a notificação, via email.
:Clique no '''botão Voltar''' para retornar a uma etapa anterior.
 
:Clique no '''botão Cancelar''' para desistir do processo de cadastro da enquete.
*'''botão Cadastrar'''
:*'''Cadastrar Fórum''' - Esta funcionalidade permite ao docente cadastrar um novo fórum para debates e avisos com os discentes.
:Clique no botão [[Arquivo:Botao_cadastrar.png]] para concluir o processo de cadastro.
[[Arquivo:Cadastrar_forum.png]]
:Ao clicar nesta opção, a enquete estará disponível no tópico de aula ao qual está relacionado.
:No '''campo Título''', digite o título do fórum.
:Para visualizar a enquete, clique no nome dado à enquete na lista de atividades relacionadas ao tópico de aula.
:No '''campo Descrição''', escreva uma descrição para o fórum.
:A tela seguinte mostrará a situação atual da votação e a opção para visualizar a escolha de cada aluno matriculado, como na imagem abaixo.
:No '''campo Monitorar Leitura''', assinale se deseja monitorar a leitra.
[[Arquivo:Relatorio_enquete.png]]
:No '''campo Tipo de Fórum''', escolha uma das opções entre os tipos de fóruns disponíveis.
:Para visualizar os votos, clique no botão '''Visualizar Votos'''.
:'''OBS!''' A figura acima explica, na região em amarelo, os tipos de fóruns disponíveis.
:A seguinte tela será exibida:
:No '''campo Ordem Padrão''', selecione o critério de ordenação das mensagens(respostas) a serem exibidas.
[[Arquivo:Relatorio_final_enquete.png]]
[[Arquivo:Ordem_padrao.png]]
:Observe na imagem acima duas tabelas: a primeira mostra a quantidade de votação para cada opção e a porcentagem de votos geral.
:No '''campo Arquivo''', insira um arquivo relacionado ao fórum em cadastro.
:Na segunda tabela, observe a lista de usuários que votaram, a escolha, a data e a hora em que a votação foi realizada.
:Nos campos '''Início''' e '''Fim''', defina as datas de início e fim em que o fórum estará aberto aos discentes.
:Clique no botão [[Arquivo:Botao_voltar.png]] para acessar uma tela anterior.
:No '''campo Tópico de Aula''', selecione o tópico de aula em que o fórum em cadastro será exibido.
 
:No '''campo Compartilhar com outras turmas''', escolha '''sim''' para compartilhar e '''não''' para não compartilhar.
*'''botão <<Voltar'''  
:Clique no '''botão Cadastrar''' para finalizar a operação do cadastro de fórum.
:Clique no botão [[Arquivo:Botao_voltar.png]] para retornar a uma etapa anterior.
:Clique no '''botão <<Voltar''' para retornar a uma etapa anterior.
*'''Botão Cancelar'''
:Clique no '''botão Cancelar''' para desistir do cadastro.
:Clique no botão [[Arquivo:Botao_cancelar.png]] para desistir do processo de cadastro da enquete.


== Regras ==
== Regras ==
== FAQ ==
== FAQ ==
== Referências ==
== Referências ==
[https://docs.info.ufrn.br/doku.php?id=suporte:manuais:sigaa:turma_virtual:portal_do_docente:menu_turma_virtual:atividades:enquetes Enquetes]

Edição atual tal como às 13h48min de 7 de março de 2022


Objetivo

Esta funcionalidade permite ao docente realizar uma enquete com a turma virtual.

Pré-Requisitos

  • Docente vinculado à instituição gestora.

Caminho

  • Portal do Docente > Minhas Turmas no Semestre > Componente Curricular > Menu Turma Virtual > Atividades > Enquetes

Passo a Passo

Cadastrar enquete.png

Os campos a serem preechidos e seus objetivos estão especificados abaixo:
  • Título
Insira um título para a enquete.
  • Publicada
Selecione Sim se a enquete já está disponível para votação.
  • Prazo de Votação
Defina a data e hora limite para disponibilidade da enquete.
  • Tópico de Aula
Selecione o tópico de aula ao qual a enquete estará associada.
  • Respostas
Escreva as sugestões de respostas para a enquete. Para adicionar mais repostas a serem respondidas, clique no botão Adicionar Resposta.
Caso apenas uma resposta seja possível, selecione a opção Sim para restringir a resposta a uma única entre todas apresentadas. Caso não seja este o objetivo, selecione a opção Não.
  • Notificação
Realize a seleção para determinar que o discente receberá a notificação, via email.
  • botão Cadastrar
Clique no botão Botao cadastrar.png para concluir o processo de cadastro.
Ao clicar nesta opção, a enquete estará disponível no tópico de aula ao qual está relacionado.
Para visualizar a enquete, clique no nome dado à enquete na lista de atividades relacionadas ao tópico de aula.
A tela seguinte mostrará a situação atual da votação e a opção para visualizar a escolha de cada aluno matriculado, como na imagem abaixo.

Relatorio enquete.png

Para visualizar os votos, clique no botão Visualizar Votos.
A seguinte tela será exibida:

Relatorio final enquete.png

Observe na imagem acima duas tabelas: a primeira mostra a quantidade de votação para cada opção e a porcentagem de votos geral.
Na segunda tabela, observe a lista de usuários que votaram, a escolha, a data e a hora em que a votação foi realizada.
Clique no botão Botao voltar.png para acessar uma tela anterior.
  • botão <<Voltar
Clique no botão Botao voltar.png para retornar a uma etapa anterior.
  • Botão Cancelar
Clique no botão Botao cancelar.png para desistir do processo de cadastro da enquete.

Regras

FAQ

Referências

Enquetes