Emitir Certificados e Declarações (Gestores e Setoriais)

De Manuais de Sistemas
Ir para navegação Ir para pesquisar




Objetivo

Esta funcionalidade permite que membros da coordenação de programas e projetos de extensão imprimam documentos (Certificados e Declarações) que comprovem a participação de um determinado usuário em uma Ação de Extensão.



Pré-requisitos

Usuários com papéis de Gestor de Extensão ou Coordenador de Setorial


Perfis de Acesso

Gestor de Extensão


Caminho

Acesse o SIGAA → Módulos → Extensão → CPP → Emissão de Documentos → Emitir Certificação/Declaração



Passo a Passo

Acesse o SIGAA e após o login será exibida a tela de módulos:


Img 1 certificados.png



A tela abaixo será exibida:


Img 2certificados.jpg


Entre as opções apresentadas em “Emitir Documentos”, selecione a opção Emitir Certificação/Declaração (membros) ou Emitir Certificação/Declaração (participantes)


O sistema exibirá a página onde será possível realizar uma Busca por Ações de Extensão.


Img 3certificados.jpg


Nesta tela, para realizar a busca, o usuário deverá informar um ou mais dos seguintes critérios:

Título da Ação: Insira o título para a busca;


Ano: Informe o ano desejado;


Código: Forneça o código da ação;


Período de execução: Informe as datas relativas ao Período de execução;


Período de conclusão: Informe as datas relativas ao Período de conclusão;


Período de início: Informe as datas relativas ao Período de Início;


Edital: Selecione um dos editais disponíveis;


Tipo da Ação: Opte entre os tipos da ação de CURSO, EVENTO, PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, PRODUTO, PROGRAMA ou ainda PROJETO;


Área do CNPq: Selecione uma das áreas do CNPq;


Unidade Proponente: Informe qual a unidade proponente;


Centro da Ação: Selecione um dos centros listados;


Área Temática: Forneça a área temática;


Dimensão Acadêmica: Escolha realizar a busca por projetos ASSOCIADOS ou ISOLADOS;


Servidor: Preencha o campo com o nome do servidor participante.

Após informar as três primeiras letras, o sistema apresentará uma lista com os nomes dos servidores que estão de acordo.

Selecione o servidor desejado na lista exibida pelo sistema;


Situação da Ação: Selecione uma das situações disponíveis;


Tipo de Registro: Informe o tipo de registro;


Solicitação de Renovação: Opte entre SOLICITAÇÃO DE RENOVAÇÃO ou PROJETO NOVO;


Financiamentos & Convênios: Marque as opções desejadas para financiamentos & Convênios.


Para informar os critérios de Período de execução, Período de conclusão ou Período de início, utilize o ícone Img 4certificados.jpg para selecionar a data em um calendário gerado pelo sistema.


Caso desista de realizar a operação, clique em Cancelar e confirme a operação na caixa de diálogo que será gerada posteriormente.

Esta mesma função será válida sempre que a opção estiver presente.


Após informados os critérios desejados, clique em Buscar.


Exemplificaremos a busca informando o Título da Ação Gestão, o Ano 2011 e o Período de execução de 01/06/2010 a 01/06/2011.


O sistema exibirá os resultados na mesma tela conforme será mostrado a seguir.


Img 5certificados.jpg


Nesta tela o usuário poderá optar por Visualizar Ação de Extensão ou Selecionar Membros da Ação.


Essas funções serão explicadas a seguir, em tópicos.


Visualizar Ação de Extensão

Para visualizar o projeto da ação de extensão, o usuário deverá clicar no ícone Img 6certificados.jpg .


Logo, uma nova página com informações sobre o projeto será carregada.


Img 7certificados.jpg

Img 7.1certificados.jpg


Nesta tela, caso deseje, o usuário poderá Visualizar Arquivo, Visualizar Plano de Trabalho e ainda Visualizar Ação Vinculada.


Na área de Contato, o e-mail do coordenador da ação estará disponível na forma de link.

Ao clicar no mesmo, o sistema abrirá o programa responsável pela correspondência eletrônica no computador do usuário.

Caso deseje visualizar os participantes da ação de extensão, o usuário deverá clicar no link Img 8certificados.jpg na área correspondente aos membros da equipe.


Uma nova página com a lista dos participantes da ação será carregada.


Img 9certificados.jpg


Para voltar para a página anterior clique em Voltar.

Logo o arquivo será exibido em uma nova página.

Para visualizar o plano de trabalho, o usuário deverá clicar no ícone Img 10certificados.jpg.


O relatório com a Visualização de Plano de Trabalho será mostrado em uma nova página.


Img 11certificados.jpg


Para imprimir o relatório gerado, clique em Img 12certificados.jpg


Para retornar à tela anterior, clique em Voltar.


Caso deseje, o usuário poderá ainda visualizar ações vinculadas à ação de extensão atual.


Para isso o usuário deverá clicar no ícone Img 6certificados.jpg .


Logo, o sistema carregará uma nova página com a visualização da ação vinculada.


Img 13certificados.jpg

Img 13.1certificados.jpg

Selecionar Membros da Ação

Para selecionar os membros da ação, o usuário deverá clicar no ícone Img 14certificados.jpg .


A seguinte tela será exibida.


Img 15certificados.jpg


Neste tela será possível Visualizar membro da equipe, Emitir declaração e Emitir certificado.


Para visualizar os dados dos membros da equipe, clique em Img 6certificados.jpg .


A tela de Dados do Membro da Equipe será exibida.


Img 16certificados.jpg


Para retornar à tela anterior, clique em Voltar.


Para emitir a DECLARAÇÃO do membro desejado, clique em Img 17certificados.jpg .


O sistema exibirá a tela para que o usuário opte entre realizar o download ou abrir o arquivo.


Img 18certificados.jpg


Para dar continuidade a operação, clique em Ok.


Logo, a DECLARAÇÃO estará disponível para visualização.


Img 19certificados.jpg


Para emitir o CERTIFICADO do membro da equipe, clique em Img 20certificados.jpg .


O sistema exibirá a tela para que o usuário opte entre realizar o download ou abrir o arquivo.


Img 21certificados.jpg


Logo, o CERTIFICADO estará disponível para visualização.


Img 22certificados.jpg