Cadastrar e Gerenciar Comissão De Processo Seletivo Pelo Coordenador

Criar e gerenciar comissão de processo seletivo para incluir nos processos seletivos em andamento.

• Deve haver um edital de processo seletivo aberto e não publicado pela PROPG.
  • Possuir um Processo Seletivo que exija a etapa de Comissão.
  • Para alterar uma comissão ela precisa já estar cadastrada no sistema.

• Coordenador de curso

SIGAA → Módulos → Portal do Coordenador → Cadastros → Processos Seletivos → Gerenciar Comissão

Acessar Portal do Coordenador Stricto Sensu

Ao entrar no SIGAA, selecione o módulo "Portal do Coordenador Stricto Sensu" no Menu Principal.

Figura 1 - Portal de Módulos Coordenador Stricto Sensu

Cadastrar Banca de Qualificação - Coordenador - 1.jpg

Selecionar Opção Gerenciar Comissão

No portal do Coordenador Stricto Sensu, selecione o ícone “Cadastro”.

No menu suspenso que irá aparecer, vá até a opção “Processo Seletivo”, e clique na opção “Gerenciar Comissão ”.

Figura 2 - Acessar Gerenciar Comissão

Figura 52.jpg

Cadastrar Comissão

Após clicar na opção anterior, a tela de “Gerenciar Comissão de Processo Seletivo” será exibida.

Clique no botão “Cadastrar Comissão” para que a tela de cadastro seja exibida. Figura 3 - Cadastrar Comissão

Figura 53.jpg

Preencher dados da Comissão

Ao clicar em “Cadastrar Comissão”, o formulário de “Dados da Comissão” será exibido.

Figura 4 - Formulário de Cadastro de Comissão

Figura 54.jpg

Preencha:

-Processo seletivo: Escolha para qual dos processos seletivos disponíveis a comissão será criada.

-Nome da Comissão: Escolha um nome para a comissão.

-Pertencente ao Programa?: Ao marcar essa opção, o título do campo seguinte mudará de "Docente" para "Membro", listando todos os docentes vinculados ao programa (tanto da UFPE quanto externos)

-”Docente” ou “Membro”: escolha um docente para participar da comissão.

-Função: Ao escolher o docente, informe qual a função que ele terá dentro da comissão (Presidente ou Membro).

Ao finalizar a escolha do membro da banca, clique no botão “Adicionar Membro” pra que ele seja incluído nessa comissão que está sendo criada.

Realize o mesmo procedimento com todos os outros membros.

Quando incluir todos os membros, é hora de concluir o cadastro da comissão.

Concluir Cadastro da Comissão

Após incluir todos os membros, esses ficarão na tabela de “Membros Adicionados” logo abaixo da tela de dados.

Figura 5 - Concluir Cadastro de Comissão

Figura 55.jpg

Para remover um membro, clique no ícone “Remover Membro”, no lado direito da linha do membro da comissão.

Ao aparecer a caixa de diálogo pedindo para confirmar a exclusão, clique em “Ok”.

Com tudo preenchido, clique no botão “Cadastrar Comissão” .

E a tela de sucesso será apresentada no topo da tela de “Gerenciar Comissão de Processo Seletivo” (figura 4).

Figura 6 - Mensagem de cadastro realizado com sucesso

Figura 56.jpg

Gerenciar (Visualizar ou Alterar) Comissão

Para acessar uma comissão para alteração, primeiro selecione a qual processo seletivo essa comissão está vinculada(item 1).

Após isso, de acordo com o resultado da busca, escolha qual das comissões apresentadas (item 2) será visualizada ou alterada.

Figura 6 - Selecionar Comissão

Figura 57.jpg

Nesta tela é possível “Visualizar a Comissão” e “Alterar Comissão” (item 3).

Para detalhes de cada funcionalidade, consulte as próximas seções.

Visualizar Comissão

Ao clicar no ícone “Visualizar a Comissão”, a tela abaixo será exibida com os detalhes da comissão.

Figura 7 - Visualizar Detalhes da Comissão

Figura 58.jpg

Para voltar, clique no botão “Voltar”.

Alterar Comissão

Ao clicar no ícone “Alterar Comissão”, a tela abaixo será exibida com os detalhes da comissão para alteração.

Figura 8 - Alterando comissão

Figura 59.jpg

Nesta tela é possível apenas alterar o nome da comissão, ou adicionar e remover membros.

Caso desista da operação, clique na opção “Portal do Coordenador Stricto”

Feito as alterações necessárias, clique no botão “Alterar Comissão”, e a mensagem de sucesso será exibida no topo da tela.

Figura 9 - Imagem de confirmação de Alteração

Figura 56.jpg